Santa Terezinha de Itaipu comemora 38 anos com missa on-line

Sem público, missa será transmitida a partir das 9h, deste domingo, pelo facebook da prefeitura e da paróquia

Diferente de anos anteriores, o 3 de maio, data de aniversário do município de Santa Terezinha de Itaipu, não será comemorado com programação intensa de entrega de obras, instalação de novas empresas, sessão solene, entre outras atividades que sempre fizeram parte dos festejos.

Este ano, apenas a missa em ação de graças, a partir das 9h, que será transmitida pelo facebook da prefeitura e da paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, comemorativa aos 38 anos de emancipação político-administrativa do município irá marcar o aniversário da cidade. “O motivo é justo e não cabe festa: estamos passando pelo momento em que preservar vidas é o mais importante; manter o isolamento social é a maneira mais segura de conter o contágio pelo coronavírus. Teremos muito tempo, depois que isso tudo passar, para comemorarmos juntos as inúmeras conquistas obtidas nesta gestão”, disse o prefeito Cláudio Eberhard.

De acordo com o pároco da igreja matriz, padre Adelmo Maldaner, a não celebração festiva presencial será “de fato algo inédito”. “Seria uma alegria imensa, festejarmos e expressarmos toda alegria em fazer parte deste município e sua significativa história, mas a missa festiva acontecerá, pelo menos virtualmente, para louvar e agradecer a Deus por todas as conquistas alcançadas, desafios superados e as metas traçadas para o bem estar do povo desta terra amada”, destacou o padre. Ele reforçou, que está confiante quanto a participação on-line para a celebração de domingo. “Com certeza teremos uma participação virtual muito grande, deste momento tão solene do nosso município; o povo podendo, dessa forma, expressar o sentimento de profunda alegria e gratidão”, pontuou.

Para a missa de domingo, no momento de ação de graças, haverá a entrada do símbolo dos 38 anos que irá se integrar ao brasão do município, em frente ao presbitério.

Acompanhe – A missa será transmitida pelo facebook: @paroquiasti e @prefsti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeitura de STI lança campanha “Descarte Consciente: Resíduo eletrônico tem lugar certo”

Com o objetivo de orientar e sensibilizar a população sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico na semana do Meio ambiente, a prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu, por meio da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente lança a campanha “Descarte Consciente: Resíduo Eletrônico tem lugar certo”. 


Nos dias 7, 8 e 9 de junho, a população itaipuense poderá realizar o descarte de gabinetes, notebooks, teclados, caixas de som, condicionadores de ar, televisores, teclados, vídeo games, monitores, impressoras, telefones, scanners e eletros em geral, das 9h às 17h, na Praça Silvino Dal Bó e nos ginásios esportivos. 


Pilhas, baterias, cartuchos, toners, lâmpadas fluorescentes e tubos de imagem avulsos não serão recolhidos. Vale lembrar que, o descarte desses materiais deve ser realizado por meio da logística reversa, ou seja, é de responsabilidade do gerador a destinação correta. Por isso, a população deve devolver os materiais no local onde realizou a compra.  


“O lixo eletrônico deve ser cuidadosamente descartado, pois muitos de seus componentes podem ser maléficos para a natureza, sobretudo com relação às contaminações de solo e lençóis freáticos. Muitas pessoas sabem que lixo eletrônico deve ser descartado de uma maneira especial, mas não sabe como fazê-lo. Por isso, é fundamental se informar sobre o assunto”, explicou o secretário da pasta, Paulo Ruppenthal. 

Confira os pontos de descarte do lixo eletrônico:
7 a 9  junho – Praça Silvino Dal Bó (Centro);
7 de junho – Ginásio Liberalino Benedet (Santa Mônica); 
8 de junho – Ginásio Edy Ronni Nandi (Parque dos Estados);
9 de junho – Ginásio Hugo Puhl – (Região dos Conjuntos).

Prefeitura de STI lança programa de castração e microchipagem de animais domésticos

Para promover o controle populacional de cães e gatos e atender um pedido da população, a administração municipal de Santa Terezinha de Itaipu, por meio da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira, 13, um programa inédito para castração e microchipagem de animais domésticos.

Durante a reunião técnica, que contou com a presença da prefeita Karla Galende, do vice-prefeito Vanio Morona, do presidente da Câmara de Vereadores, Valdir Sauthier e da equipe responsável pelo projeto no município, foram destacados os principais objetivos do programa, dentre eles, promover o controle populacional de cães e gatos, a prevenção de zoonoses e estimular a posse responsável, bem como os procedimentos para a participação no programa.

De acordo com a médica veterinária, Mariany Piazza, inicialmente serão ofertadas 500 castrações.  “Será realizada a esterilização cirúrgica de 350 cães e 150 gatos. Os animais castrados também receberão o microchip, um dispositivo eletrônico implantando sob a pele do animal, contendo um código com todos os dados do cão ou gato e do seu tutor”, explicou.

Neste primeiro momento, poderão participar do programa as famílias inscritas no Cadastro Único, beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Além disso, 20% das castrações e microchipagem, serão destinadas às Associações de Proteção Animal de Santa Terezinha de Itaipu.

“Esse é um projeto bastante aguardado pela nossa população, é um compromisso que assumimos com todos os itaipuenses, com reflexos positivos em diversas áreas. Controle de doenças, conscientização da responsabilidade que temos sobre os cães e gatos, combate aos maus tratos de animais e redução dos animais em condição de abandono”, destacou a chefe do poder executivo, Karla Galende.

Passo a passo

O cadastramento é online e estará disponível a partir de amanhã, 14, no site da prefeitura, na aba protocolo digital. Os interessados deverão informar os dados pessoais e de identificação do animal e anexar os documentos exigidos no formulário online. Caso não seja possível realizar o cadastro pela internet, os interessados poderão fazer o cadastramento presencial diretamente na secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.

Após análise dos documentos e aprovação para a castração, serão iniciados os procedimentos clínicos no animal, bem como a investigação de Leishmaniose nos cães antes da cirurgia, através da parceria com o departamento de Vigilância em Saúde.

“Antes do procedimento cirúrgico, o animal passará por exames clínicos e laboratoriais para indicar se ele está apto ou não para o procedimento. Os animais que estiverem aptos serão encaminhados para castração e microchipagem. Em caso de inaptidão, a equipe do programa entrará em contato com o dono informando sobre o estado de saúde do animal, com as recomendações necessárias”, acrescentou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.

Serviço

Requerimento castração de cães e gatos
Atendimento on-line: https://stitaipu.1doc.com.br/atendimento

Atendimento presencial: Segunda à sexta-feira – Das 8h às 17h30, na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente – Rua Manoel Pena, 1510, Centro.

Assessoria