Arquivos

Categorias

Saneamento é prioridade no plano de governo do MDB para Curitiba

Saneamento é prioridade no plano de governo do MDB para Curitiba Um encontro entre o presidente estadual do MDB no Paraná, João Arruda, e a advogada Luiza Furiatti, reafirmou que a questão ambiental fará parte do plano de governo do partido em Curitiba. A conversa Foi na última quinta-feira (26), pela internet.

Um encontro entre o presidente estadual do MDB no Paraná, João Arruda, e a advogada Luiza Furiatti, reafirmou que a questão ambiental fará parte do plano de governo do partido em Curitiba. A conversa Foi na última quinta-feira (26), pela internet.

Luiza é mestre em direito socioambiental e sustentabilidade, e membro da Comissão do Pacto Global da OAB do Paraná. “Saneamento básico é um dos grandes problemas urbanos brasileiros. O Instituto Trata Brasil apresenta todo ano o ranking das 100 maiores cidades brasileiras. No levantamento de 2020, Curitiba está em 17º, sendo que ano passado ocupava a 12ª colocação”, diz.

Anúncios

“Na comparação com as demais realidades enfrentadas no país, o Paraná se destaca, mas não é suficiente. Temos um grave problema no país”, completou.

O encontro foi no dia seguinte à aprovação do Marco do Saneamento no Brasil, que prevê o aporte de capital privado para infraestrutura. “Umas das críticas ao projeto é a forma de apresentação e discussão. Nós temos um exemplo de serviço privado de saneamento em Manaus sendo desastroso. Há falta de investimento nas áreas mais pobres do município, pois o setor privado somente vai investir se houver lucro”, argumenta Luísa.

Anúncios

Questões como os estudos de impacto urbano para construções, e destinação do lixo também marcaram a conversa. “Curitiba tem que criar programas educacionais que nos lembrem de como é cuidar da cidade por amor à causa”, diz João Arruda pré-candidato a prefeito de Curitiba.