Projeto prepara jovens para o mundo do trabalho

Nesta sexta-feira, dia 24 de setembro, se inicia em Curitiba o projeto Aprendiz Gerar, que proporcionará formação inicial para o mundo do trabalho a adolescentes entre 14 anos a 18 anos incompletos em situação de vulnerabilidade social.

O projeto, desenvolvido pela Gerar em parceria com a FAS (Fundação de Ação Social), atenderá 250 adolescentes, divididos em 10 turmas de 25 alunos.

A iniciativa terá duração de 100 horas, prevendo 25 encontros de 4 horas diárias, e sem qualquer custo aos adolescentes participantes. Os encontros acontecerão de forma presencial na sede da GERAR, no bairro CIC.

Durante os encontros, serão abordados conteúdos de formação cidadã e profissional, com objetivo de promover conhecimentos, habilidades e competências para o mundo do trabalho. O projeto tem como objetivo propiciar o crescimento pessoal e a sociabilização através do trinômio: educação, trabalho, família.

No final de cada turma, os adolescentes que concluírem a formação serão encaminhados para as vagas do programa de aprendizagem, de forma prioritária. A meta é inserir 50% dos participantes no mercado de trabalho, na condição de aprendiz.

“Essa é mais uma iniciativa que a GERAR desenvolve, em parceria com a FAS, com o objetivo de introduzir o jovem no mundo do trabalho, com ensinamentos técnicos, noções sobre postura e comportamento no trabalho, além de uma formação cidadã. O projeto é uma oportunidade, ainda, para muitos jovens ingressarem na aprendizagem profissional, que é o melhor caminho para promover a transformação social da nossa juventude”, afirma o presidente do Conselho Diretor da GERAR, Francisco Essert.

Para o desenvolvimento do projeto a Gerar participou do Edital de Chamamento Público nº 17/2019 e foi contemplada com recursos do FMCA (Fundo Municipal para a Criança e o Adolescente).

GERAR

A GERAR é uma organização sem fins lucrativos, criada há 18 anos com a missão de promover o desenvolvimento econômico e social. A entidade é reconhecida, principalmente, pelo programa Aprendiz Legal, estágios e atuação social. A entidade está presente em diversos município do Paraná e de Santa Catarina.

Serviço
O que: Aprendiz Gerar
Objetivo: Preparar jovens para o mundo do trabalho
Local: GERAR-CIC (Rua Senador Accioly Filho, 511 – CIC)
Data: A partir do dia 24 de setembro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rodovias que cortam Curitiba começam a ter fluxo intenso para o feriado

A BR-116/PR (Contorno Leste), tem fluxo intenso na região entre São José dos Pinhais e Curitiba. A BR-376, que leva para Santa Catarina, apresenta fluxo normalaté o momento.  As informações são do Bem Paraná.

Com maior flexibilização das medidas restritivas contra a Covid-19, o movimento nas rodovias que cortam a Grande Curitiba devem se intesificar neste fim de ano, para as festas de Natal e Ano Novo, mesmo com as datas restritas ao sábado e domingo neste ano.

A Concessionária Arteris Planalto Sul terá operação especial de tráfego na BR-116, entre Curitiba e a divisa com Santa Catarina, com fluxo estimado em 30% a mais que em dias normais a partir do próximo fim de semana.

A BR-376 igualmente deve ficar mais movimentada já na noite de quinta-feira. A BR-277, sentido Litoral do Paraná, também deve ver o fluxo subir, especialmente na sexta-feira.

Parque Jaime Lerner

O complexo do Parque das Pedreiras, que engloba a Ópera de Arame e a Pedreira Paulo Leminski, recebeu o nome de Parque das Pedreiras Jaime Lerner. Um memorial na entrada da Ópera de Arame completa a homenagem da Prefeitura ao arquiteto, urbanista, ex-prefeito da cidade, ex-governador do Estado e presidente da União Internacional de Arquitetos, que foi idealizador de transformações urbanas reconhecidas mundialmente.