Prefeitura de PG prorroga medidas de enfrentamento à covid

A prefeitura de Ponta Grossa prorrogou até o dia 16 de agosto as medidas de enfrentamento à covid-19. O decreto, no entanto, destaca que o prazo poderá ser alterado antes do vencimento para inclusão de novas medidas restritivas em caso de agravamento da pandemia.

Assim, segue autorizada a entrada de mais de um membro por família em supermercados, assim como a entrada de crianças menores de 14 anos de idade.

Conforme as novas regras em vigor, os estabelecimentos comerciais, culturais e de eventos estão autorizados a funcionar em horário normal de atendimento, com limitação de 50% da capacidade de ocupação, observadas as medidas de proteção à covid-19. O decreto também autoriza o funcionamento dos cinemas com 30% de sua capacidade; e impõe o toque de recolher da meia-noite às 5 horas, mesmo período em que fica proibida a venda e consumo de bebida alcoólica, em espaços de uso público ou coletivo, estendendo-se a vedação para quaisquer estabelecimentos comerciais.

O decreto autoriza o funcionamento de piscinas e saunas dos clubes, condomínios e associações, mediante agendamento; vestiários e chuveiros nas academias em geral. Parques turísticos naturais, públicos e privados, estão autorizados a funcionar, desde que com alvará de localização ativo, licenças ambientais e inscrição no Cadastur.

Os templos de qualquer culto podem funcionar com ocupação de 50%, e observar a Resolução nº221, de 26 de fevereiro de 2021, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

A multa para os estabelecimentos que descumprirem as medidas está mantida em R$ 10 mil. Em caso de festas clandestinas e aglomerações, continua valendo a multa de R$ 1 mil para cada infrator presente no local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeito de Foz está com covid

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), já pode pedir música no Fantástico. Pela terceira vez, agora nesta quinta-feira, 27, Brasileiro testou positivo para Covid. O prefeito começou a sentir os sintomas na tarde desta quarta-feira, 26, e cancelou sua agenda em Curitiba – fez as reuniões por videoconferência. Chico Brasileiro está com sintomas leves, isolado, trabalhando em casa.

Sua mulher, Rosa Jeronymo, secretária municipal de Saúde, também testou positivo para a doença. A secretária está bem, apenas com sintomas leves. Ela segue trabalhando de casa, com reuniões on-line, acompanhando a situação da rede municipal de saúde.

Uenp confirma retorno às aulas presenciais

As aulas presenciais na Uenp serão retomadas regularmente no próximo 7 de fevereiro, seguindo decisão dos conselhos superiores da universidade. A reitoria adiantou que a medida é válida para todos os cursos de graduação e pós-graduação nos três campi: Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) lembra que é importante a adoção de todas as medidas sanitárias no combate à propagação da pandemia. “Os estudantes de todos os níveis de ensino devem ficar atentos à programação do curso e aos protocolos de biossegurança para evitar a proliferação da variante ômicron, que tem maior poder de transmissão”, alerta.

A reitora Fátima Padoan disse que a Uenp vai desenvolver atividades remotas de orientação pedagógica e sanitária para a comunidade universitária entre os dias 2 e 4 de fevereiro, para que os estudantes se preparem para o retorno presencial.

Em 2021, a Uenp já havia retomado as atividades presenciais dos cursos da área da Saúde, nos campi de Jacarezinho e Bandeirantes. Portanto, para os alunos deste segmento, as aulas presenciais recomeçam regularmente a partir do dia 2 de fevereiro.