Arquivos

Categorias

Prefeitura de Maringá garante que não aplicou doses fora da validade

Prefeitura de Maringá nega uso de vacina vencida no município (Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

Prefeitura de Maringá garante que não aplicou vacina vencida na população durante a campanha de imunização contra a covid-19. Segundo a administração municipal, um erro de transmissão de informações para a base de dados do SUS (Sistema Único de Saúde), informado duas vezes ao Ministério da Saúde, fez com a suspeita fosse levantada.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta sexta-feira (2), com base nos registros do próprio Ministério da Saúde, apontou que 1.532 municípios poderiam ter aplicado mais de 26 mil doses de vacina vencida. A cidade de Maringá liderava a lista, com 3.536 doses fora do padrão.

Em coletiva de imprensa, nesta tarde, a Prefeitura de Maringá atribuiu a confusão a um “erro na transmissão de dados”. Segundo os gestores municipais, a data em que as informações foram digitadas no sistema foram tomadas como a data efetiva da aplicação. “No sistema do Ministério da Saúde aparece, de fato, essa contradição”, reconhece o secretário de Comunicação de Maringá, Marcos Cordioli.

ERRO FOI IDENTIFICADO EM MARINGÁ NO INÍCIO DE JUNHO

De acordo com a Prefeitura de Maringá, o Ministério da Saúde foi alertado, pelo menos, duas vezes sobre as inconsistências do sistema do SUS que compila os dados sobre a vacinação contra a covid-19. A Secretaria Municipal da Saúde pediu a correção das informações no dia 11 de junho.

“Nesta data foi solicitada a correção, junto a um pedido para que Ministério da Saúde entendesse onde estava o erro para não repeti-lo”, disse Cordioli.  “Quatro dias depois, como não tínhamos recebido ainda o retorno da pasta, enviamos uma nova comunicação ao ministério, solicitando essa solução”.

O secretário ainda tranquilizou a população, afirmando que “uma dose sequer” de vacina vencida foi aplicada em momento algum. “Em Maringá não existe perigo de vacinas fora prazo de validade vencido porque elas não ficam estocadas por um prazo suficientemente longo para perder a validade”, diz Cordioli.

Na coletiva de imprensa, nesta tarde, a Prefeitura de Maringá apresentou a data efetiva da aplicação das vacinas da AstraZeneca registradas sob os lotes suspeitos:

Lote 4120Z005 (prazo de validade: 14/04/2021), 5.130 doses

  • 4.000 doses no dia 24 de janeiro
  • 80 no dia 1° de fevereiro
  • 50 no dia 10 de fevereiro

Lote CTMAV520 (prazo de validade: 31/05/2021), 1.460 doses

  • 1.460 doses no dia 27 de março

É possível consultar o lote da vacina recebida na carteirinha de vacinação do SUS. Caso haja incompatibilidade da data com o prazo de validade informado pelo Ministério da Saúde, as autoridades sanitárias locais devem ser acionadas.