Prefeitura de Foz decreta pontos facultativos os feriados de 10 e 24 de junho

Foto: reprodução

O prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro sancionou a Lei 4.987/2021, que torna pontos facultativos os feriados municipais de 10 de junho, data de aniversário do município, e 24 de junho, dia do padroeiro da cidade São João Batista. 

Com a medida, que vale excepcionalmente para o ano de 2021, as atividades econômicas podem funcionar normalmente nestas datas. O objetivo é amenizar a crise econômica ocasionada pela pandemia da Covid-19.

“Sabemos das dificuldades econômicas que a cidade ainda vive por conta da covid e as restrições impostas pela pandemia. O intuito é oferecer aos comerciantes a possibilidade de decisão pela abertura dos estabelecimentos”, disse o prefeito. 

A decisão do Executivo também atende a um pedido formalizado pela ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e o Sindilojas (Sindicato Empresarial do Comércio Varejista) no dia 12 de abril. As entidades solicitaram tornar pontos facultativos cinco feriados deste semestre, porém o Poder Executivo não tem prerrogativa para modificar feriados nacionais, como é o caso de Corpus Christi, no dia 3 de junho.

As repartições públicas mantém os pontos facultativos nos dias 10 e 24 de junho, com o funcionamento dos serviços considerados essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeito de Foz está com covid

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro (PSD), já pode pedir música no Fantástico. Pela terceira vez, agora nesta quinta-feira, 27, Brasileiro testou positivo para Covid. O prefeito começou a sentir os sintomas na tarde desta quarta-feira, 26, e cancelou sua agenda em Curitiba – fez as reuniões por videoconferência. Chico Brasileiro está com sintomas leves, isolado, trabalhando em casa.

Sua mulher, Rosa Jeronymo, secretária municipal de Saúde, também testou positivo para a doença. A secretária está bem, apenas com sintomas leves. Ela segue trabalhando de casa, com reuniões on-line, acompanhando a situação da rede municipal de saúde.

Uenp confirma retorno às aulas presenciais

As aulas presenciais na Uenp serão retomadas regularmente no próximo 7 de fevereiro, seguindo decisão dos conselhos superiores da universidade. A reitoria adiantou que a medida é válida para todos os cursos de graduação e pós-graduação nos três campi: Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) lembra que é importante a adoção de todas as medidas sanitárias no combate à propagação da pandemia. “Os estudantes de todos os níveis de ensino devem ficar atentos à programação do curso e aos protocolos de biossegurança para evitar a proliferação da variante ômicron, que tem maior poder de transmissão”, alerta.

A reitora Fátima Padoan disse que a Uenp vai desenvolver atividades remotas de orientação pedagógica e sanitária para a comunidade universitária entre os dias 2 e 4 de fevereiro, para que os estudantes se preparem para o retorno presencial.

Em 2021, a Uenp já havia retomado as atividades presenciais dos cursos da área da Saúde, nos campi de Jacarezinho e Bandeirantes. Portanto, para os alunos deste segmento, as aulas presenciais recomeçam regularmente a partir do dia 2 de fevereiro.