Arquivos

Categorias

Prefeito de Guarapuava vai a resort receber prêmio e emenda final de semana

Casal estendeu a estadia no Costão do Santinho às custas da Prefeitura Municipal. Evento não exigia que participantes se hospedassem no resort

Nesta segunda-feira (30), o iPolítica publicou uma denúncia enviada à redação, de que o prefeito Celso Góes e sua companheira, a Secretária de Turismo, Katriane Mila, haviam passado quatro dias hospedados no resort Costão do Santinho, em Florianópolis (SC), e tiveram as despesas bancadas pela Prefeitura Municipal.

Sem retorno da assessoria de comunicação da prefeitura, para explicar o motivo da estadia paga com recursos públicos, a redação buscou informações com a empresa de viagens Bilacorp Viagens e Turismo, responsável pelas reservas de passagens aéreas e estadia no resort, que confirmou a veracidade das informações e dos valores. As notas foram emitidas no dia 29 de abril, pois era necessário agendar a viagem e realizar o pagamento das reservas com antecedência, e o Município de Guarapuava, que consta como cliente das compras, deveria pagar os valores até o último domingo (29).

Veja também

Após a repercussão da matéria veiculada pelo iPolítica, que causou revolta na população, a Secretaria de Comunicação de Guarapuava publicou uma matéria informando que o prefeito e a secretária de turismo foram até Florianópolis para receber o Prêmio Expressão da Ecologia, que foi realizado no último dia 27 de maio, no resort Costão do Santinho. Na matéria, entretanto, não havia a informação de que dia havia ocorrido o evento.

No entanto, é importante destacar que o evento durou apenas um dia, na sexta-feira (27). Ele teve início às 13h30 e seu encerramento ocorreu às 16h50. O evento também não exigia que seus participantes ficassem hospedados no resort, uma vez que o local apenas seria utilizado durante a tarde para realização do Fórum de Gestão Sustentável 2022.

Confira a programação completa do evento

Como demonstram os documentos da agência de viagens, apesar da duração de apenas uma tarde, o casal chegou ao aeroporto de Florianópolis, em um voo saindo de Guarapuava, às 19h da última quinta-feira (26), e seguiu para hospedagem no resort. O evento, no qual a Secretaria de Turismo do Município recebeu o prêmio, ocorreu durante a tarde do dia seguinte (27), porém, o prefeito e a secretária deixaram o resort apenas no domingo (29) pela manhã, para pegar o voo de volta ao município, que saía de Florianópolis às 10h35.

Questionamentos

Nas redes sociais, a população demonstrou muito desgosto com a situação e com o mau uso dos recursos públicos. Alguns comentários questionavam por que ambos precisaram se deslocar de avião até o estado vizinho e não utilizaram um veículo da prefeitura, como fazem outros servidores. Outros perguntavam por que o casal ficou hospedado no resort e não apenas pernoitaram em algum hotel com diárias mais baratas. Também houve quem defendesse a viagem, afirmando que ambos estavam representando o município e dando visibilidade para Guarapuava no cenário turístico.

Porém, a maior concentração de comentários, criticavam o fato de o Prefeito Municipal realizar uma viagem como esta, mesmo que para receber um prêmio, quando a saúde do município enfrenta inúmeros problemas.

Sem o retorno da assessoria de comunicação da prefeitura, para explicar o motivo da prolongada da estadia, o motivo da hospedagem no mesmo resort do evento e a opção pela viagem aérea, não há informações oficiais a serem difundidas sobre estes tópicos. Até o fechamento desta reportagem, o Portal da Transparência do município segue apresentando erro nas ações que exibem notas fiscais de viagens e diárias concedidas aos servidores públicos.

Prefeito de Guarapuava vai a resort receber prêmio e emenda final de semana

Ressaltamos que existe a possibilidade do prefeito extornar esses valores ao município, o que poderia ser comprovado por notas que deveriam estar disponíveis no Portal da Transparência, no entanto, não há informações disponíveis sobre isso.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.