Arquivos

Categorias

Pier Petruzziello destaca criação do Dia Nacional da Consciência sobre Autismo

Pier Petruzziello destaca criação do Dia Nacional da Consciência sobre Autismo

O vereador Pier Petruzziello destacou neste sábado, 14, a importância da criação do Dia Nacional da Consciência sobre o Autismo, instituído por decreto da presidência da República para ser lembrado no dia 2 de abril de cada ano. “É uma data já instituída pela ONU e com a criação do dia nacional, o Brasil reforça a visibilidade sobre o autismo que não recebe tanta atenção por ser silencioso e que tem enormes desafios para sua inclusão”, disse Petruzziello.

No mundo inteiro, o dia 2 de abril já é dedicado à conscientização sobre o autismo por uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas). A data foi criada em 2007. O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), gera dificuldade no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança.

O diagnóstico depende da observação clínica e do comportamento do indivíduo, ao considerar o desenvolvimento motor, psicomotor e social. O transtorno não é revelado por meio de exames – usados para uma avaliação secundária, de problemas associados.

Em Curitiba, Petruziello é autor da lei municipal que criou a semana de conscientização sobre o autismo. E da lei do diagnóstico precoce que alterou o código de saúde municipal e tornou obrigatório a aplicação de testes que identificam o transtorno para crianças de até 3 anos. “O diagnóstico precoce aumenta em 80% a capacidade de desenvolvimento da criança”, explica.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.