Arquivos

Categorias

Paranhos tem reeleição perto em Cascavel

O resultado das urnas eleitorais, até há pouco tempo, se ditava com a máxima popular: da cabeça de juiz e da barriga de grávida ninguém pode antecipar o que virá. O mundo gira de forma diferente, a medicina avançou, a pandemia da coronavírus ainda persiste, mas o atual prefeito de  Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), tem um dos cenários mais favoráveis de reeleição entre as grandes cidades do Paraná.

De vento em popa, Paranhos conseguiu unir o PSD do governador Ratinho Junior ao MDB de João Arruda, e tem a maior coligação para as eleições municipais. Além do PSC, PSD e MDB, Paranhos tem apoio do Republicanos (do candidato a vice-prefeito, Renato Silva), PTB, Podemos, PL Cidadania, PSB e PV. 

São 245 candidatos a vereador dos 10 partidos que apoiam o atual prefeito.No total, Cascavel tem até o momento, sem não houver nenhuma desistência ou impugnação, 499 candidatos a vereador. O PCdoB não apontou se terá candidatos na proporcional. Pode se dizer que 50% dos candidatos apoiam Paranhos e os outros 50% se dividem entre as outras sete candidaturas.

No colo – A reeleição de Paranhos ficou mais fácil, segundo os analistas políticos, com a desistência do pré-candidato, o ex-prefeito Edgar Bueno (Pros). Mesmo assim o prefeito vai enfrentar sete adversários, a começar pelos deputados Evandro Roman (Patriotas) e Márcio Pacheco (PDT) e uma frente de esquerda formada por PT e PCdoB.

“Está (a reeleição) no colo do Paranhos. A formação das candidaturas adversárias mostram isso. O resultado deve ser alcançado ainda no primeiro turno (15 de novembro)”, resumiu um jornalista político. Cascavel está entre as cinco cidades do Paraná com a possibilidade de segundo turno em 23 de novembro.

Roman tem apoio ainda do PSL, PSDB, PTC e Pros. Pacheco vai para a disputa com chapa pura, com Samantha Sitinik (PDT) candidata a vice. Inês de Paula (PP) coligou com o Solidariedade que indicou Léo Mion como candidato a vice-prefeito.

PT e PCdoB vão com Paulo Porto (PT), candidato a prefeito e Margarette Rozatti (PCdoB) na vice. DEM, Avante e PRTB lançaram chapa pura para a disputa. O DEM com Juarez Berté e Maurílio Tozzi; o Avante, com Carlos Moraes a prefeito e Samoel de Mattos de vice; e o PRTB com Arsênio Rodrigues Filho e Jorge Jerônimo na chapa majoritária.