Paraná já trilha caminho da retomada na economia, diz Romanelli


O setor produtivo mostra, mesmo com a pandemia, a disposição de investir, o que denota sinais claros que a retomada da economia será rápida no Paraná. Os exemplos estão em várias regiões e cidades: em Rolândia, com a instalação da maior fábrica de empanados do mundo, um investimento de R$ 1,8 bilhão, e na oferta de 500 novos empregos da Copacol em suas unidades de Nova Aurora, Toledo, Cafelândia e Ubiratã. “O Paraná já começa a trilhar um novo caminho dentro do seu potencial econômico com a criação de novos empregos”, destacou o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB).
A Copacol já é a maior produtora de tilápias do país. É capaz de abater 160 mil tilápias/dias e planeja produzir 250 mil peixes por dia até 2023. Há ainda outros exemplos: em São Jorge D’Oeste, a Piracanjuba prepara a implantação da maior fábrica de queijos do país, com R$ 80 milhões em investimento na cidade do Sudoeste. Já a farmacêutica Prati-Donaduzzi, em Toledo, corre atrás para liderar a produção de genéricos com a construção uma nova fábrica na cidade

O deputado aponta que a atração de novos investimentos no Estado consolida as diretrizes pactuadas nos últimos anos pelo governo que incentivam a ampliação dos negócios. “Essa política de atração de novos investimentos mantém a mão de obra no estado e nas regiões pelos empreendimentos, evitando, dessa maneira, a fuga de trabalhadores para os grandes centros já saturados”, observou Romanelli em entrevista na Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (24).

Capacidade e estrutura – 
Em referência à Copacol, Romanelli pontuou que enquanto se convive com uma taxa de desemprego no Brasil que vem crescendo em um ritmo acelerado, devido, também, à crise pandêmica, fechando o primeiro trimestre do ano com 14,7% das pessoas desocupadas, a cooperativa do agronegócio mostra que tem espaço para crescer e oferece 500 vagas de empregos, mantendo as famílias nas regiões de origem.
O deputado lembrou que o governador Ratinho Junior pontuou a capacidade e a estrutura que o estado oferece para receber os novos investimentos. “Quando uma empresa consolidada e de porte internacional decide por um investimento bilionário, atesta que o Paraná está no caminho certo. Isso vai ser muito importante na retomada da economia paranaense e na geração de emprego e renda”, disse Ratinho Junior durante o anúncio da JBS em ampliar os investimentos no Paraná.
Romanelli chama atenção que o Paraná serve também de exemplo ao governo federal na reversão do desemprego. “O Paraná está fazendo a lição de casa, mas é preciso que o governo federal também dê sua contribuição, principalmente com incentivos fiscais, reformulação no Sistema Nacional de Emprego, fortalecendo os programas de formação profissional e investimentos, para o Brasil voltar a crescer aos níveis de 5% ao ano, como é desejo de qualquer nação em desenvolvimento e com potencial de riqueza como a nossa”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Uenp confirma retorno às aulas presenciais

As aulas presenciais na Uenp serão retomadas regularmente no próximo 7 de fevereiro, seguindo decisão dos conselhos superiores da universidade. A reitoria adiantou que a medida é válida para todos os cursos de graduação e pós-graduação nos três campi: Jacarezinho, Cornélio Procópio e Bandeirantes.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) lembra que é importante a adoção de todas as medidas sanitárias no combate à propagação da pandemia. “Os estudantes de todos os níveis de ensino devem ficar atentos à programação do curso e aos protocolos de biossegurança para evitar a proliferação da variante ômicron, que tem maior poder de transmissão”, alerta.

A reitora Fátima Padoan disse que a Uenp vai desenvolver atividades remotas de orientação pedagógica e sanitária para a comunidade universitária entre os dias 2 e 4 de fevereiro, para que os estudantes se preparem para o retorno presencial.

Em 2021, a Uenp já havia retomado as atividades presenciais dos cursos da área da Saúde, nos campi de Jacarezinho e Bandeirantes. Portanto, para os alunos deste segmento, as aulas presenciais recomeçam regularmente a partir do dia 2 de fevereiro.

Zé Boni pode ser o candidato de Bolsonaro ao senado no Paraná

José Maria Boni, 43 anos, é natural de Loanda (PR). Foi eleito vereador mais jovem do Brasil em Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do Paraná, aos 18 anos, em 1996. Exerceu quatro mandatos consecutivos na Câmara da cidade. No governo do Paraná, atuou na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) durante seis anos e na Casa Civil. O último cargo público que ocupou foi na Corregedoria da Assembleia Legislativa.