Arquivos

Categorias

Palavra Livre

Palavra Livre Zé Beto Maciel

Zé Beto Maciel

com Gustavo Aquino e Francisco Vitelli

Anúncios

Novo deputado

Assumiu o mandato na Assembleia Legislativa, o empresário Cassiano, 39 anos e 10.981 votos na eleição de 2018, pela Coligação Endireita Brasil (PSL, PTC e Patriotas). Uma das principais causas do deputado será a defesa dos direitos da mulher e maior representatividade para as questões na área da saúde. (foto 1)

Doação

A empresa Portos do Paraná tem sido cobrada a atuar no Litoral como a Itaipu faz na região Oeste, ou seja, apoiando os municípios. Nesta segunda-feira (25), o presidente da empresa, Luiz Fernando Garcia, se reuniu com prefeitos, com o deputado estadual Michele Caputo e com o secretário Sandro Alex (Infraestrutura e Logística). Na pauta, a doação de  20 mil metros cúbicos de material retirado da da Pedra da Palangana, maciço rochoso situado na entrada do porto que está sendo parcialmente removido. Serão 3 mil caminhões de brita doados às prefeituras das sete cidades.

Anúncios

Ponte da Integração

O presidente do Pró-Paraná, Marcos Domakoski, apontou três grandes conquistas obtidas pelo movimento nos últimos dois anos. A primeira é a construção da segunda ponte ligando o Brasil ao Paraguai. De acordo com o empresário, a obra foi viabilizada após produtivos encontros entre representantes do DNIT e da Itaipu Binacional. “Foi por uma articulação do movimento que Itaipu topou pagar pela obra dessa ponte. Graças ao empenho de todas as partes envolvidas, já estamos com 70% das obras concluídas”, avaliou. (foto 2)

Visita Bolsonaro

A deputada Aline Sleutjes (PSL) confirmou que a visita do presidente Jair Bolsonaro será nos dias 5 e 6 de novembro nas cidades de Ponta Grossa e Castro.

Anúncios

PP ou PL

No Congresso Nacional se espera que o presidente Jair Bolsonaro assine a ficha de filiação no PL ou PP. (foto 3)

Bubas

O desembargador Abraham Lincoln Calixto e o juiz Ricardo Piovesan confirmaram que a regularização dos imóveis das 1,8 mil famílias na ocupação do Bubas será feita pelo Programa Moradia Legal. Um acórdão do Tribunal de Justiça do Paraná garantiu a posse definitiva aos moradores do Bubas. Agora só falta pagar, pelo menos dar um sinal, os R$ 64 milhões de indenização aos herdeiros do proprietário da área. (foto 4)

Anúncios

Bubas II
O proprietário da área já concordou com a regularização assim que o Estado garantir o pagamento. Dessa forma, Copel, prefeitura e Sanepar, poderão entrar na área para fazer as ligações de água e luz, além das obras de infraestrutura.

Bubas III
Os moradores não querem a construção de prédios para morar em apartamentos. O programa Moradia Legal só funciona também se regularizar os imóveis como estão. Sem qualquer tipo de construção de prédio. (foto 5)

Anúncios

Cidadão honorário
O projeto de lei do deputado Hussein Bakri (PSD) que concede o título de cidadão honorário ao professor Wilson Picler, chanceler da Uninter,será votado pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa na próxima semana. A CCJ vai aprovar o parecer da deputada  Maria Victória (PP). (foto 6)

Saldo positivo
O Paraná completou o nono mês consecutivo com saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada,aponta o Caged do  Ministério do Trabalho e Previdência. O Estado abriu 15.059 vagas formais em setembro e o quantitativo de 2021 chegou a 168.597 contratações, o quarto melhor desempenho do País, atrás apenas de São Paulo (786.628), Minas Gerais (290.082) e Santa Catarina (176.789). (foto 7)

Anúncios

Prioridade
As ações para o pós-pandemia da Covid-19 devem ser prioridade no processo de reorganização do planejamento regional integrado da área da saúde no Paraná, disse o secretário Beto Preto no encontro das regionais e municípios da macrorregião oeste em Foz do Iguaçu.  A macrorregião abrange 94 municípios, divididos entre as Regionais de Saúde de Pato Branco ( 7ª RS), Francisco Beltrão (8ª), Foz do Iguaçu (9ª), Cascavel (10ª) e Toledo (20ª). (foto 8)

Pesquisa
Uma pesquisa da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo vai medir o grau de satisfação dos visitantes nos parques estaduais do Paraná. O objetivo é ouvir o nível de satisfação dos visitantes para debater futuras melhorias necessárias. É possível participar até março do ano que vem.

Anúncios

Economia na água
O verão do “pedágio grátis” e da pandemia em queda deve provocar no fim de ano um deslocamento em massa para as praias do Paraná, apesar das dificuldades econômicas e das preocupações sanitárias com o vírus ainda em circulação. Com isso, ressurge a velha preocupação de falta d’água na alta temporada. No entanto, o temor das torneiras secas no Litoral não está tão atrelado à estiagem histórica que assola o estado, mas ao súbito aumento da demanda, até quatro vezes maior do que em períodos fora de temporada. (foto 9)

Parceria
O embaixador do Paraguai, Juan Ángel Delgadillo, e o cônsul geral do Paraguai, Carlos Fleitas Rodriguez, se reuniram com o  presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). Entre os assuntos discutidos, a parceria entre o país vizinho e o Paraná. A nova ponte que está sendo construída foi um dos pontos conversados, já que a expectativa é que ela seja inaugurada já em 2022 e com isso aliviar o tráfego pesado de carga na Ponte da Amizade, que deverá ser utilizada somente para fins turísticos. A produção agrícola, crise hídrica, inflação e energia também foram pontos da conversa entre o embaixador e o presidente Traiano. (foto 10)

Anúncios