Arquivos

Categorias

Morador flagra onça-parda na Vila A em Foz do Iguaçu, Vídeo

O morador da Vila A, Wilson Kihara, se surpreendeu ao constatar através das imagens da câmera de monitoramento, uma onça-parda passando na calçada da casa dele, em Foz do Iguaçu. O flagrante ocorreu na madrugada desta terça-feira (15). Vídeo abaixo.

“Nunca tinha acontecido uma coisa assim aqui. A gente só ficou sabendo porque nosso vizinho tinha comentado sobre ter visto alguma coisa diferente pela rua, um animal, aí fomos ver na nossa câmera. Na imagem mostra melhor a onça. Pessoal ficou com medo”, contou.

Yara Barros, bióloga e coordenadora do projeto Onças do Iguaçu, o animal parece ser uma onça-parda jovem. Esse tipo de felino não era visto na área urbana nos últimos anos.

“No Refúgio Biológico da Itaipu tem algumas onças que circulam, mas na Vila A, nos últimos dois anos, nós não temos nenhum registro. Às vezes o animal pode acabar saindo da mata e indo para o meio urbano, mas não é frequente”, explicou Yara.

A imagem está sendo o assunto no grupo de Whatsapp dos vizinhos do bairro, que usam para se comunicar sobre segurança.

“Estamos falando para o pessoal tomar mais cuidado, porque pode ser que a onça volte, apesar do animal passar de madrugada, horário que não tem quase ninguém na rua, já que tem hábito noturno. Uma bióloga do grupo disse que não precisa ficar com tanto medo, porque o animal tem mais medo da gente, mas é importante ficar de olho nas crianças e animais de estimação”, disse Wilson.

Confira no vídeo o momento em que a onça foi flagrada:

NOTA DA ITAIPU SOBRE A ONÇA AVISTADA NA VILA A

A Itaipu Binacional vem a público informar que a onça-parda avistada na Vila A, em Foz do Iguaçu, com imagens captadas por câmeras de segurança, nesta terça-feira (15), é uma espécie que ocorre nos ambientes naturais da região e em todos os biomas brasileiros. Estes animais esporadicamente podem sair de seu habitat natural e adentrar em ambientes urbanos quando estão à procura de novos territórios. Existem relatos de aparições semelhantes à da Vila A em diferentes regiões do território nacional.

Embora a Itaipu não tenha responsabilidade ou controle da ocorrência do animal em ambientes naturais ou urbanos, a empresa coloca o seu quadro técnico à disposição das autoridades para colaborar, na medida do possível, com ações de educação ambiental e de orientação à população.

A Itaipu esclarece ainda que desenvolve programas de reprodução em cativeiro de espécies ameaçadas de extinção, como onças-pintadas, harpias e antas, entre outros, com resultados positivos para a conservação. Estes animais, no entanto, vivem em ambientes controlados, monitorados por profissionais capacitados, como biólogos e médicos-veterinários, e participam de programas conservação e de educação ambiental.

Caso aviste uma onça, a primeira orientação é chamar imediatamente a Força Verde pelos telefones (45) 3575-2424. Em seguida, siga as instruções:

– Mantenha a calma, não grite, não faça movimentos bruscos e não se movimente em direção ao animal. Ele naturalmente tende a fugir de seres humanos.
– Nunca tente se aproximar do animal. Deixe-o continuar o seu trajeto.
– Nunca saia de um local seguro para visualizar melhor o animal, nem para fazer registros como fotografias ou filmagens.
– Caso esteja a pé, não vire de costas para a onça; mantenha o contato visual, mas sem ser diretamente nos olhos do animal.
– Levante os braços sem movimentos bruscos e, caso esteja com criança, a coloque sobre os ombros, para parecer maior e ser reconhecido como um humano; afaste-se lentamente até alcançar distância ou local seguro.
– Apenas caso seja acuado pelo animal e sem possibilidade de sair do local, utilize algum dispositivo sonoro, como apito ou buzina; na falta de um dispositivo, grite e bata palmas para se defender e assustar o animal. Não o assuste sem necessidade.