Milionésimo visitante é recebido com festa na Itaipu

A marca de um milhão de visitantes é um recorde para a usina. É a primeira vez em 41 anos que Itaipu supera essa marca no turismo

Argentino casado com uma brasileira, o milionésimo visitante do Complexo Turístico Itaipu em 2018, Silvio Mentucci, é um retrato perfeito da binacionalidade que simboliza a usina brasileiro-paraguaia. Ele e a família foram recepcionados com festa, às 10h35 da manhã dessa sexta-feira (21), por diretores da Itaipu e do Parque Tecnológico Itaipu, responsável pela gestão do turismo na usina.

Ao lado da mulher Daniela de Oliveira e do filho Leandro Mentucci, o empresário Silvio, radicado em Jundiaí (SP), contou que fez uma visita à Itaipu há pouco tempo, mas o filho, Leandro, estudante de Engenharia, ficou curioso para visitar a parte interna da usina. “Não esperávamos uma recepção tão especial. Jamais esqueceremos”, disse Silvio.

A marca de um milhão de visitantes é um recorde para a usina. É a primeira vez em 41 anos que Itaipu supera essa marca no turismo. Durante a cerimônia comemorativa à marca, o diretor-geral da Itaipu, Marcos Stamm, disse que a empresa vivia mais um momento histórico, se consolidando como promotora de desenvolvimento regional e geradora de riquezas.

Segundo o diretor, o turismo de Itaipu tem metas audaciosas para os próximos cinco anos. “Em 2023, queremos que 2 milhões de pessoas cruzem a Barreira de Controle da Itaipu”, disse.

Para atingir a meta dos 2 milhões, o diretor do PTI, Jorge Callado, anunciou que, em breve, o Laboratório de Turismo apresentará novas atrações. As últimas foram: Itaipu Kids, Itaipu Tecnologia e as Iluminações Temáticas da Barragem.

A solenidade contou também com as presenças dos diretores Newton Kaminski (Coordenação), Cezar Ziliotto (Jurídico), João Pereira (Administrativo) e Mario Antonio Cecato (Financeiro Executivo). O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, também participou do evento.

Tradição
Após a recepção festiva, a família Mentucci seguiu de Veículo Elétrico para a Visita Especial, para realizar o sonho de Leandro e conhecer o interior da maior geradora de energia elétrica do planeta. Em seguida, almoçaram no restaurante do Porto Kattamaram. Para registrar a data, os Mentuccis ainda receberam uma lembrança do projeto Ñandeva.

De acordo com a superintendente de Comunicação Social da Itaipu, Patrícia Iunovich. “O fato de o milionésimo visitante ser da Argentina confirma uma tradição na usina. Depois dos brasileiros, os argentinos são os que mais visitam a hidrelétrica”, afirmou.

Turismo em Itaipu
A Itaipu abriu as portas para visitação em 1977. Desde então, tem sido o segundo atrativo turístico mais procurado da região. Perde apenas para o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga o maior conjunto de quedas d´água do planeta.

No total, a usina recebeu até hoje mais de 23 milhões de turistas.

Hoje, o Complexo Turístico Itaipu conta com pelo menos 13 opções de passeios. Entre eles, estão: Visita Especial, Panorâmica, Itaipu Kids, Itaipu Tecnologia, Ecomuseu, Refúgio Bela Vista e Iluminação da Barragem.

Como Itaipu é uma geradora de energia e não visa lucro com o turismo, toda a receita líquida arrecadada na venda dos ingressos é investida num fundo tecnológico e convertida em ações de educação, ciência e tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secretaria de Turismo leva marca do Destino Iguaçu para feira de turismo em Madri, na Espanha

Além de estreitar laços com o mercado europeu, a participação no evento visa apresentar Foz como um destino cada vez mais diversificado e preparado

A Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos retomou as ações de promoção internacional do Destino Iguaçu em 2022. A pasta está representando o turismo de Foz do Iguaçu na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), na Espanha, que começou no último dia 19 e vai até 23 de janeiro.

O Destino Foz do Iguaçu é coexpositor no estande do Brasil, desenvolvido e organizado pela Embratur. A servidora Célia Andrade é a encarregada de apresentar os atrativos da cidade e destacar como Foz mantém um protocolo seguro contra o coronavírus, com todas as medidas necessárias sendo adotadas.

Outro importante objetivo é retomar e atualizar a rede de contatos, aproximando Foz do Iguaçu dos compradores internacionais de turismo da Europa. A cidade também conta com Eduardo Prinz, representante do Visit, que busca também fortalecer e potencializar as ações da gestão integrada do turismo de Foz do Iguaçu.

Os contatos durante o evento atendem diversas demandas do mercado, principalmente ao de atualizações junto aos DMCs (operadoras) no estande do Brasil, buscando informações e atualização. Um dos exemplos são os procedimentos de fronteira e trânsito de turistas entre Brasil e Argentina, atualização sobre novos atrativos, restaurantes, estrutura, serviços turísticos, documentação e atestados sanitários necessários para a entrada no Brasil, bem como informações gerais a respeito da recuperação do turismo nos dias atuais.

A Fitur abre o calendário anual de feiras de turismo no mundo, com 69 mil m² de exposição, distribuídos em sete pavilhões. A capital espanhola também é a sede da Organização Mundial de Turismo.

Parcerias europeias

Durante os dois primeiros dias de evento, além dos atendimentos do estande, Foz do Iguaçu teve a oportunidade de capacitar agentes de viagem, ao realizar uma apresentação do Destino Iguaçu.

Também pôde estabelecer diálogo com o departamento de marketing da Embaixada do Brasil em Madrid, com a finalidade de oportunizar disseminação de Informações pelos canais oficiais e fortalecer o relacionamento com a Embaixada, para atuar em futuras ações de promoção em parceria.

O secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, conta que a participação de Foz neste evento é essencial para que a cidade se posicione como um destino turístico mundial.

“Mesmo enfrentando uma nova onda de casos de Covid no país, seguimos todos os protocolos sanitários necessários e incentivamos a vacinação em massa. A participação de Foz do Iguaçu na feira em Madrid faz parte de uma avaliação da pasta, para termos um retorno positivo para o turismo da cidade”, ressalta Angeli.

Enem 2022 será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou nesta quinta-feira (20) as datas de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022: 13 e 20 de novembro.

Como anunciado pelo ministro nas redes sociais, uma portaria com a previsão do cronograma de aplicação do Exame foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (21).

“A publicação deste cronograma demostra o fortalecimento da governança da autarquia. A atual gestão do Inep busca maior efetividade dos processos de avaliação com transparência e em plena sinergia com MEC”, escreveu RIbeiro.

O Enem de 2021 foi realizado nos dias 21 e 28 de novembro, e os resultados serão divulgados em 11 de fevereiro. Na data, os participantes poderão consultar o boletim com as notas individuais em cada prova.