Arquivos

Categorias

“Mendigo gato” de Curitiba vai visitar a família pela primeira vez no fim de março. Assista entrevista exclusiva!

No vídeo, entrevista exclusiva do “Mendigo gato” ao programa Balanço Geral

O mendigo que vivia nas ruas de Curitiba e ficou famoso depois que teve uma foto sua publicada na internet deve voltar para a casa da família no final de março.

O retorno, temporário, faz parte do tratamento contra dependência química a que Rafael Nunes da Silva, que ficou conhecido nas redes sociais como “o mendigo gato de Curitiba”, está sendo submetido, em uma clínica no interior de São Paulo, informa Gazeta do Povo.

Segundo o Centro Terapêutico Araçoiaba, onde o rapaz está internado, a data da volta dele para a casa da família, em Colombo, região na metropolitana de Curitiba, ainda não está totalmente definida.

A visita vai durar cinco dias e será acompanhada por um profissional de saúde da instituição, que vai ajudá-lo a seguir a rotina das atividades cotidianas vividas na clínica de reabilitação.

Encontro

A família de Rafael está ansiosa pelo retorno dele. De acordo com a mãe do rapaz, Edit Claurele Nunes, a família está feliz com a volta, mas não está planejando festas ou uma grande recepção. “Não vamos ter nada de especial. Estamos tranquilos. Hoje a gente já pensa bem diferente, porque antes era sempre aquele estresse”, contou.

A mãe informou ainda que conhecidos da família estão planejando um encontro de Silva com a autora da foto dele que foi parar na internet, a gaúcha, Indy Zanardo. “Ela foi um anjo que apareceu na vida dele no momento certo, no lugar certo. A gente quer muito conhecer ela e agradecer tudo o que ela fez pela gente”.

Etapas

A ressocialização é a terceira etapa do tratamento clínico de Rafael. De acordo com a clínica, esta etapa é importante para que Silva se conscientize de que a droga não traz nenhum tipo de benefício para a vida dele.

A primeira fase do tratamento, que iniciou no momento da internação, consistiu em desintoxicar o paciente. Em seguida, foi a vez da adaptação, seguida pela fase de ressocialização. Após ressocializado, o rapaz irá passar pela etapa de prevenção a recaídas, na qual, conforme a clínica, ele aprenderá a observar os sinais e sintomas que o levam para a droga. Cada uma dessas fases leva três meses para ser concluída.

O tratamento tem mais uma etapa, que, segundo a assessoria de imprensa da clínica, não pode ser divulgada antes que inicie. O internamento dura oito meses. A intervenção completa ainda possui, além da internação, mais quatro meses de acompanhamento e visitas mensais à família.