Londrina aparece entre as 20 cidades mais transparentes do País

Londrina conquistou a 20ª posição entre as cidades mais transparentes do País, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, desenvolvida pela CGU (Controladoria-Geral da União) e divulgada na quarta-feira (12). O resultado mostra recuperação do município neste ranking. Em 2016, Londrina estava na 585ª posição, dentro de um grupo de 691 entes federativos analisados. Em 2015, o município apareceu em 81º. As informações são de Guilherme Marconi na Folha de Londrina.

Esta foi a quarta edição da avaliação feita pela CGU, considerada como o maior órgão de controle no País. Além dos dados verificados nas edições anteriores, a EBT Avaliação 360º passou a contemplar, além da transparência passiva, a transparência ativa, que envolve os dados divulgados e publicados pelo órgão público de forma espontânea. Todas as medidas são obrigatórias e determinadas pela Lei de Acesso à Informação.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (14), o prefeito Marcelo Belinati (PP), disse que tem como meta tornar Londrina a cidade mais transparente do Brasil. “Logo no início do mandato, fizemos um novo modelo de gestão do lixo, com contrato firmado após licitação, e tivemos uma economia de mais de R$ 4 milhões. O mesmo ocorreu com o transporte escolar rural, a empresa foi contratada pelo dobro do tempo pela metade do preço pago anteriormente. A economia na aquisição de medicamos reduziu os gastos em aproximadamente R$ 4 milhões, e o Compra Londrina dobrou a participação das empresas locais em processos licitatórios. Em 2018, 36% das empresas que venceram licitações foram de Londrina. Em 2016, apenas 16% das interessadas eram da cidade.

O ouvidor-geral do Município, Alexandre Sanches, reforçou que a 3º melhor colocação no Paraná e 20ª posição nacional, reflete a missão de todos os órgãos e secretarias municipais, criados para prestar serviços de excelência à comunidade. “Estamos levando a sério esse trabalho, que não envolve apenas a Ouvidoria-Geral e a Controladoria-Geral, mas é algo conjunto, que agrega secretários e servidores, para que possamos oferecer o melhor resultado possível e com uma transparência cada vez maior”, enfatizou.

link matéria
https://www.folhadelondrina.com.br/politica/londrina-aparece-entre-as-20-cidades-mais-transparentes-do-pais-1022452.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prefeito de Quedas do Iguaçu deixa a prisão, mas está proibido de ir a bares

Detido no sábado (22), por ter sido flagrado dirigindo embriagado após bater seu carro em uma moto em Guaratuba, no Litoral do Estado, o prefeito de Quedas do Iguaçu, Élcio Jaime (PSD), passou a noite na Delegacia de Polícia, mas hoje (23) foi libertado após pagar fiança.

O alvará de soltura emitido pela Justiça diz que se trata de liberdade apenas provisória, por hora, e o mais curioso: proíbe o prefeito de frequentar bares, boates e outros estabelecimentos do gênero pelo prazo de um ano. Além disso, diz que ele não poderá se ausentar da região de Quedas do Iguaçu por mais de oito dias consecutivos sem prévia autorização judicial.

Além de embriaguez ao volante, Élcio Jaime é investigado por lesão corporal culposa no trânsito, ameaça e desacato, pois de acordo com a Polícia Civil ele tentou coagir os agentes de trânsito que estiveram no local do acidente.

A Prefeitura de Quedas do Iguaçu, cidade do Sudoeste paranaense com quase 35 mil habitantes e distante pouco mais de 100 km de Cascavel, informou à imprensa que ele está de férias até 6 de fevereiro, e que o ocorrido foi possivelmente uma fatalidade. (Foto: Reprodução Facebook)

Datena permanece no União Brasil e está “a disposição para aquilo que o partido definir”