Arquivos

Categorias

Lava Jato recebe prêmio da Transparência Internacional

0312-lava-jato-premio-internacional

A força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) foi escolhida para receber o Prêmio Anticorrupção 2016 da Organização Não-governamental (ONG) Transparência Internacional. O prêmio, reconhecido internacionalmente, foi instituído para reconhecer a atuação de indivíduos e grupos que tomam medidas extraordinárias para combater a corrupção no seu próprio país. A premiação foi anunciada na manhã de hoje, 3 de dezembro de 2016, durante a Conferência Internacional Anticorrupção, no Panamá.

Neste ano, a premiação destaca o trabalho de investigação que vem sendo desenvolvido, em Curitiba, pelo MPF, pela Polícia Federal e pela Receita Federal, para o qual foi essencial a atuação eficiente do Poder Judiciário, nos mais de dois anos de investigação sobre o megaesquema bilionário de desvio de dinheiro público da Petrobras e de outros órgãos públicos federais.

Segundo o procurador da República e coordenador da força-tarefa Lava Jato do MPF-PR, Deltan Dallagnol, a equipe está profundamente agradecida pelo prêmio, especialmente por ter vindo de uma organização da mais distinta credibilidade, conquistada por seus esforços permanentes contra a corrupção ao redor do globo. Para ele, a premiação “é mais um sinal de que a comunidade internacional tem reconhecido a legitimidade das investigações e tem a expectativa de que elas possam ser um passo na direção de um Brasil menos corrupto”.

O coordenador ressaltou ainda a importância do prêmio neste momento. “A premiação nos encoraja e vem exatamente quando mais precisamos do apoio da sociedade para barrar os ataques contra a Lava Jato por meio de projetos de lei e para incentivar que os congressistas debatam, aperfeiçoem e aprovem as medidas contra a corrupção”. O procurador lembrou que as 10 Medidas Contra a Corrupção foram endossadas pela Transparência Internacional. “Não só o povo brasileiro mas também o mundo está de olho no que vai acontecer em nosso país”, concluiu.

Para o presidente da ONG, José Ugaz, ao mesmo tempo em que o escândalo da Petrobras chocou o mundo, a reação das instituições brasileiras investigando e processando corruptos poderosos também está chamando a atenção internacional. “O Prêmio Anticorrupção 2016 à força-tarefa Lava Jato é um reconhecimento e uma homenagem às instituições brasileiras e aos homens e mulheres que, com muita coragem e competência, estão fazendo história na luta contra a corrupção e a impunidade. A população brasileira pode se orgulhar desses avanços e, sobretudo, deve permanecer vigilante para que não haja retrocessos”, destacou.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.