Arquivos

Categorias

Kit Vida de União da Vitória se destaca no enfrentamento à covid-19

União da Vitória, no sul do Paraná, se destaca pelos bons resultados de ações contra o coronavírus. Os baixos índices de propagação e a eficiência do procedimento adotado no uso de medicamentos que compõem um Kit Vida entregue aos moradores, passou a chamar a atenção da comunidade científica e da imprensa.

O prefeito Santin Roveda (PL) destacou o uso do Kit Vida contra a covid-19 e seus benefícios. “A  UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade tem estrutura preparada para atender os moradores que apresentam sintomas do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde coloca preventivamente à disposição, de forma imediata, todos os medicamentos, antes mesmo do resultado do exame das pessoas”.

Devido à pandemia, a UPA atualmente tem duas entradas. Uma para os moradores que apresentam algum sintoma como febre alta, dor de garganta, dor no corpo e a segunda entrada para quem tem outros problemas de saúde.

Protocolo

O primeiro atendimento é feito pela equipe da enfermagem responsável em aferir a temperatura, a pressão, e observar o estado de saúde de cada morador que se apresente com suspeita doença. Após esses procedimentos, o paciente é atendido pelo médico que faz o pedido da coleta do material RT-PCR, que é encaminhado ao Laboratório Central do Estado (Lacen) em Curitiba.

Se o estado de saúde não requer internamento, o médico oferta aos que coletam material para RT-PCR, o Kit Vida e, se for adotado, o paciente passa a tomar os seguintes remédios: um antibiótico, um inibidor viral, tamiflu e sulfato de zinco por cinco dias em que se mantém em isolamento social na sua residência.

Se a situação do morador apresenta gravidade maior, é encaminhado ao hospital de referência em União da Vitória, o São Camilo Regional,e a Associação de Proteção a Maternidade e a Infância (APMI).

“O objetivo é atuarmos no repique viral que ocorre nos primeiros dias em que os agentes virais se espalham no corpo e esses medicamentos atuam para evitar as possíveis complicações”, disse Ary Carneiro Junior, secretário municipal de Saúde;