Itaipu renova acordo de gestão integrada do turismo em Foz do Iguaçu

Representantes da Itaipu Binacional, da Prefeitura de Foz do Iguaçu e de entidades atuantes no turismo de Foz do Iguaçu assinaram, nesta quinta-feira (13), a renovação, por mais cinco anos, do acordo de cooperação que institui a Gestão Integrada do Turismo. O documento, assinado em 2013 para 36 meses e prorrogado por mais 24 meses, venceu em agosto de 2018.

A renovação do acordo visa dar continuidade a um trabalho que vem dando certo, na visão do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Stamm. “Esse acordo de cooperação é o que dá condições de cumprirmos nosso compromisso de desenvolver ações na região onde Itaipu está inserida. O turismo é fundamental não só para a usina, mas principalmente para a cidade e a região, porque é propulsor de riqueza e desenvolvimento”, completou o diretor.

O prefeito Chico Brasileiro enfatizou a importância da parceria. “Essa assinatura vem consolidar a gestão integrada e esse processo de crescimento do turismo de forma ordenada, participativa, com todas as instituições realmente unidas”, comentou.

Além de Stamm e do prefeito, também participaram da cerimônia de assinatura o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla; Jaime Nelson Nascimento, presidente do Visit Iguassu; e Ênio Eidt, secretário geral do Fundo Iguaçu. Representantes de diversas outras entidades também colaboraram como testemunhas.

Milionésimo visitante

Além de desempenhar seu papel como promotora do turismo na região, estabelecido pela missão da empresa, a participação de Itaipu na Gestão Integrada tem papel relevante, também, pela contribuição positiva que ela viabiliza por meio do Complexo Turístico Itaipu. Com o trabalho integrado realizado pelas instituições, o espaço acaba tendo ganhos em escala.

“A Itaipu também é uma geradora potencial de turistas. Somos o segundo polo de turismo na região, e devemos completar um milhão de visitantes esse mês. Claro que não ganhamos da nossa maravilha da natureza, as Cataratas do Iguaçu, mas queremos continuar crescendo”, reforçou Marcos Stamm.

O turismo é um dos pilares da missão da Itaipu Binacional. Além de a usina ser um importante atrativo turístico, a empresa atua na promoção da atividade turística como forma de estimular o desenvolvimento da região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cataratas do Iguaçu estão entre os 12 lugares mais lindos do mundo

A empresa de viagens britânica Kuoni classificou os 12 lugares mais lindo do mundo, entre eles, as Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu. Para a escolha, a empresa se utilizou da ciência.

Por meio de rastreamento ocular e inteligência artificial, a Kuoni classificou os que seriam os locais mais atraentes ao olho humano. No Brasil, a lista foi divulgada pelo portal Melhores Destinos. Segundo a ciência, esse seria o resultado:

1 – Lago Peyto, no Canadá
2 – Ilha Meeru – Maldivas
3 – Costa Jurássica – Inglaterra
4. Parque Nacional Yosemite – Estados Unidos
5 – Lago Tekapo – Nova Zelândia
6 – Cataratas do Niágara – Canadá
7 – Snowdon – País de Gales
8 – Rio Subterrâneo Puerto Princesa – Filipinas
9 – Catedral de Mármore – Chile
10 – Floresta Nacional de El Yunque – Porto Rico
11 – Aurora Boreal – Islândia
12 – Cataratas do Iguaçu – Brasil

Trevo do Charrua deve ganhar viaduto, informou secretário de Planejamento

O secretaria de Planejamento e Captação de Recursos de Foz do Iguaçu, Leandro Costa, informou que no último mês de novembro se reuniu com a equipe da empresa Engemin, responsável pela execução do projeto que pretende resolver o problema de mobilidade no trevo do Charrua, no trecho urbano da BR 277.

Segundo Costa, no local deverá ser construído um viaduto, com projeto doado ao município pelo Fundo Iguaçu, com entrega prevista ainda para este mês de janeiro. A informação foi dada nesta sexta-feira (14) durante o programa Contraponto, da Rádio Cultura.

Rádio Cultura