Arquivos

Categorias

Gleisi deve disputar a Câmara

gleisi-lula

O ex-presidente Lula defende que os principais quadros do PT, ex-ministros, ex-governadores, ex-prefeitos, deixem seus projetos individuais de lado e se candidatem à Câmara dos Deputados com o objetivo de puxar votos para os demais nomes do partido. Entre os nomes citados estão os de Fernando Haddad, Luiz Marinho, Eduardo Suplicy, Jaques Wagner, Lindbergh Farias, Tarso Genro, Olívio Dutra, Marcio Pochmann, José Guimarães, Ideli Salvatti, Gleisi Hoffmann, Patrus Ananias, Aloizio Mercadante e Humberto Costa, entre outros.

No Paraná, o desconforto é grande já que o próprio PT estima que a bancada que será eleita em 2018 deve se reduzir a um ou dois parlamentares. Enio Verri e Zeca Dirceu, atuas deputados, não esperam que Gleisi venha também concorrer a uma vaga no legislativo. Outro nome forte no petismo é de Jorge Samek, atual presidente da Itaipu Binacional, que passou incólume do desgaste do partido nos últimos anos. Samek deve ficar a frente da binacional até março de 2017 e pode concorrer, a pedido de Lula, a uma vaga na Câmara dos Deputados.

A possibilidade de que o PT tenha uma queda drástica no número de deputados se tornou uma preocupação para Lula. Nas últimas semanas, ele manobrou para esvaziar ameaças debandada vindas do Muda PT, grupo formado pelas cinco maiores correntes de esquerda do partido e que tem a maioria da bancada petista na Câmara.

O temor de Lula se acentuou depois do fracasso histórico da legenda nas eleições municipais. Interlocutores do ex-presidente avaliam que o resultado de 2016 é apenas um sinal do que deve ocorrer em 2018. Alguns dirigentes avaliam que a bancada, hoje com 58 deputados, pode ser reduzida a 20 nomes. Com isso, o PT perderia tempo na TV, verbas do fundo partidário e relevância nas principais discussões no Congresso.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.