Arquivos

Categorias

Giacoia quer fortalecer promotorias criminais

O prefeito Luciano Ducci e o governador Beto Richa participaram ontem (9) da posse do procurador Gilberto Giacoia como procurador-geral de Justiça do Paraná.

“O Ministério Público está em boas mãos. Giacoia tem conhecimento e competência para conduzir um órgão tão importante para a população paranaense”, disse Ducci na solenidade realizada no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

A posse de Giacoia contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. Entre elas, as secretárias estaduais Fernanda Richa (Desenvolvimento Social) e  Maria Tereza Uille Gomes (Justiça), o presidente da Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni e o presidente da Câmara dos Vereadores de Curitiba, João Luiz Cordeiro.Modernização – Giacoia substituiu Olympio de Sá Sotto Maior, que exercia a função desde 2008. O novo procurador-geral afirmou que quer fazer avançar o processo de modernização do Ministério Público e dar continuidade ao planejamento estratégico da instituição, que estabelece diretrizes até 2018.

Segundo ele, o trabalho terá duas vertentes principais. A primeira é melhorar a estrutura de suporte e de pessoal das promotorias criminais. “A ideia é combater melhor o crime convencional e aquele ligado ao patrimônio público, à corrupção, grandes fraudes e aos crimes financeiros e tributários”, afirmou.

Giacoia disse que também pretende incrementar a atuação do Ministério Público na defesa dos interesses coletivos, oferecendo mais condições de trabalho aos promotores de Justiça que atuam nessas questões. “Devemos incentivar a atuação de forma preventiva e ampliar os canais de acesso da população ao Ministério Público”, disse.

Gilberto Giacoia foi o mais votado na eleição realizada pelo Ministério Público do Paraná e a escolha foi referendada pelo governador Beto Richa, que o nomeou para a função. “Respeito as decisões da maioria. A cooperação será estreitada e para isso tomaremos as medidas para que o Ministério Público continue desfrutando da confiança da população no exercício de suas funções”, disse o governador.

Currículo – Gilberto Giacoia é integrante do Ministério Público do Paraná há 31 anos. Foi procurador-geral de Justiça, de 1998 a 2000, e presidiu o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público, de 1999 a 2000.

Doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pelas Faculdades de Direito das Universidades de Coimbra (2001) e Barcelona (2010). Atua como professor na graduação e na pós-graduação da Faculdade Estadual de Direito de Jacarezinho, que integra a Universidade do Norte do Paraná (Uenp).

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.