Garantia de equipamentos para o Hospital Regional é gol de placa, afirma Romanelli

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) afirmou nesta sexta-feira, 30, que a garantia da liberação de mais R$ 20 milhões para a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional de Cornélio Procópio foi um gol de placa para toda a região. Romanelli participou do Jornal Regional, apresentado por Gildo Alves na Rádio FM104.

Os recursos foram assegurados pelo governador Ratinho Junior nesta semana em encontro realizado no Palácio Iguaçu, do qual participaram o deputado Romanelli, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o prefeito Amin Hannouche (PSD) e a vice-prefeita Angélica Olchaneski (PSB), que também ocupa a Secretaria de Saúde do município.

“Saímos muito satisfeitos da reunião. Foi um encontro de trabalho com começo, meio e fim. Muito produtivo”, afirmou Romanelli ao elogiar o governador e o secretário estadual da Saúde por entenderem a importância do investimento que será feito para atender a população da Amunop (Associação dos Municípios do Norte do Paraná).

PERFIL – O deputado afirmou que a perspectiva é de que o Hospital Regional fique totalmente pronto para funcionar em até um ano. O objetivo é que a unidade esteja preparada para a realização de cirurgias eletivas e tratamentos de casos de trauma. “O hospital trabalhará integrado com as demais unidades de saúde do município”, destaca Romanelli.

O parlamentar disse que conhece a ansiedade da população para que o hospital comece a funcionar, mas ressalta que o projeto agora ganhou garantias reais. Ele explicou que, além da compra de equipamentos, a próxima etapa também inclui a definição de quem vai administrar e operar a unidade.

“Política não é discurso, é realização. Por isso que estamos explicando cada passo, para que as pessoas saibam os detalhes do processo”, disse o deputado. Romanelli afirmou ainda que a unidade vai funcionar como um hospital geral, “de porta aberta”. Para isso, será necessário dimensionar a equipe e qual a melhor forma de gestão.

MEDICINA – Outro tema abordado pelo deputado durante entrevista ao comunicador Gildo Alves foi a implantação do curso de medicina na Uenp (Universidade do Norte do Paraná). De acordo com Romanelli, o assunto também foi tratado no recente encontro com o governador Ratinho Junior, que está sensível à demanda.

“O governo estadual prepara uma nova legislação para o funcionamento das universidades. A partir da aprovação desta lei daremos sequência na implantação do curso de medicina”, disse Romanelli. Para ele, o funcionamento do hospital regional é fundamental para que o curso se torne uma realidade.

“O Hospital Regional tem um papel fundamental para a mudar a qualidade do atendimento de saúde de Cornélio Procópio e região”, avalia Romanelli. “Tudo tem seu tempo para acontecer, mas estamos avançando no caminho certo, fazendo história”, declarou o deputado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades podem receber vacina contra covid na segunda-feira (24)

Agendamento já está disponível no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br); doses serão aplicadas em 10 unidades de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde baixou, mais uma vez, a faixa etária do público-alvo da campanha de vacinação infantil contra a covid-19. Na segunda-feira (24) serão vacinadas as crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades.

O agendamento está disponível no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br). Também seguem sendo imunizadas as crianças de 5 a 11 anos que possuem comorbidades ou deficiência permanente.

De quarta-feira (20), quando iniciou a vacinação infantil, a sábado (22), 2.158 crianças receberam a primeira dose contra a covid em Foz do Iguaçu.

“Assim como foi com a vacinação dos adultos e também a dos adolescentes, vamos baixando a faixa etária tão logo possível, para que a imunização das crianças também ocorra de forma célere”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônimo.

As doses serão aplicadas nas seguintes unidades de saúde: UBS São João, Sol de Maio, Vila Iolanda, Maracanã, Padre Monti, Profilurb II, Vila C Nova, AKLP, Portal da Foz e Campos do Iguaçu.

Documentação

Os pais devem portar documento pessoal com foto, além de documento (RG, CPF e cartão SUS) ou certidão de nascimento da criança, para comprovar o parentesco, e comprovante de endereço. Crianças que não estiverem com o pai e/ou mãe deverão apresentar autorização por escrito (o modelo está disponível no link https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/grupos.html?id_publicacao=726)

Para comprovar a comorbidade, os pais poderão levar exames ou laudos médicos que comprovem a condição.

PMFI

Itaipulândia adia ItaVerão e veta acampamentos no Balneário Jacutinga

O município de Itaipulândia elaborou um novo decreto a ser publicado na tarde desta sexta-feira (21), que irá trazer algumas medidas de combate à Covid-19: o adiamento do evento ItaVerão e um veto aos acampamentos no Balneário Jacutinga.

O objetivo é evitar aglomerações neste momento em que os casos de Coronavírus estão com alta contínua e evitar que variantes cheguem ao município.