Economia do Paraná reage à pandemia, destaca Romanelli

“A economia do Paraná dá sinais de reação à pandemia. Mesmo com as recentes ondas de novas infecções pela Covid-19, o Estado tem produzido notícias positivas no campo econômico”, disse o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) nesta sexta-feira, 1º de julho, ao comentar a alta do Produto Interno Bruto (PIB) e também o expressivo saldo de empregos formais.

“Certamente que a vacinação em massa é que vai acelerar uma retomada econômica mais sólida e sustentável. A vacina salva vidas e também salva empresas e empregos. Mas os dados recentes comprovam que a diversidade produtiva do Paraná é um instrumento essencial para fazer girar a roda da nossa economia”, disse.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, o Paraná fechou o mês de maio com saldo de 15.884 contratações, o quatro melhor desempenho do Brasil.

Empregos – No acumulado do ano, foram abertas 103.368 vagas formais e em 12 meses o volume de novos empregos passa de 206 mil postos de abertos. “Em meio ao crescimento do contingente de pessoas sem oportunidades de trabalho no País, temos que destacar esta evolução que acontece no Paraná”, afirma Romanelli.

Em relação ao desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), o Paraná cresceu 1,07% no primeiro trimestre de 2021, totalizando R$ 158,4 bilhões adicionados à atividade econômica. O resultado é do comparativo com o quarto trimestre de 2020 e foi impulsionado pelo crescimento da Indústria e do setor de Serviços.

De acordo com Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) é a terceira alta trimestral consecutiva do PIB do Estado, quando os dados são comparados com os trimestres imediatamente anteriores. “O PIB reflete a geração de riquezas e o resultado demonstra que o Paraná retomou a tendência de crescimento, apesar da pandemia”, considera Romanelli.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Romanelli apoia ação do PSB em favor da vacina contra a covid

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) destacou nesta terça-feira, 25, a ação do seu partido que recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para anular a recente nota técnica do Ministério da Saúde para o uso de hidroxicloroquina contra a covid-19. O documento também desqualifica o potencial das vacinas para combater a doença.

“Está comprovado que as vacinas salvam vidas. Milhares de pessoas poderiam estar aqui entre nós hoje se a vacinação tivesse sido iniciada no tempo certo. Mas tem gênios no governo federal que não querem enxergar este fato. Chega a ser ridículo”, afirma Romanelli. “Não há evidência de que cloroquina e hidroxocloroquina tenham efeito sobre a doença”.

O PSB protocolou um pedido de liminar para a suspensão da nota técnica, sustentando que o medicamento é comprovadamente ineficaz, que a orientação do Ministério da Saúde desconsidera uma série de atos legais e infralegais e que a política de vacinação deve ser priorizada para combater a pandemia.

Investigação – O partido também pediu a suspensão dos efeitos de outras duas portarias e solicitou que o STF abra uma investigação administrativa e cível contra Hélio Angotti Neto, que assina o recente documento do Ministério da Saúde.

Na petição enviada ao Supremo, o PSB defende uma nova análise das Diretrizes Brasileiras para Tratamento Medicamentoso Ambulatorial do Paciente com Covid-19, formuladas pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias), “com amparo em critérios estritamente técnicos”.

Senador Alvaro Dias é o novo Presidente do Podemos no Paraná

Senador Alvaro Dias é o novo Presidente do Podemos no Paraná, Ele foi eleito por aclamação com a presença das lideranças regionais e nacionais.

Na manhã desta terça-feira(25), em Curitiba, na presença dos Senadores Oriovisto Guimarães e Flávio Arns, da Presidente Nacional do Podemos, Deputada Renata Abreu, do Pré Candidato à Presidência da República, Sergio Moro, do Vice Presidente da Sigla no Paraná, Deltan Dallagnol, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Augustinho Zucchi, do Depurado Estadual Galo, e de outras lideranças nacionais e do Paraná do Partido, Vereadores e Prefeitos, os membros executivos do Podemos no Estado do Paraná.