Sindicato pretende fazer novos convênios com Senac, Itaipu, PTI e Ministério do Trabalho para criar mais vagas em cursos de capacitação
O presidente do SindHotéis, Marcelo Martini, acordou com o secretário estadual Rogério Carboni (Família, Justiça e Trabalho) a assinatura de um convênio que permitirá a abertura de 150 vagas para cursos de qualificação no turismo, através do Instituto de Hotelaria e Gastronomia.
“O secretário Carboni gostou da estrutura e das instalações do instituto de hotelaria e acordamos uma parceria para a realização de cursos de capacitação na área do turismo”, disse Martini que recebeu Carboni nesta sexta-feira, 8, na sede do sindicato.
- ‘Mutirão do Emprego e do Comércio’ com vagas para contratação imediata é lançado em Curitiba
- Com 3.756 novos postos de trabalho, indústria lidera geração de empregos no Paraná em maio
Martini adiantou ainda que espera firmar convênios com outras instituições como o Senac, a Itaipu Binacional, o PTI e o Ministério Público.
“O SindHotéis dará apoio a esse grande projeto que a Secretaria do Trabalho tem para desenvolver no Paraná. É claro que apresentamos demandas específicas de Foz do Iguaçu e o secretário se comprometeu em abraçar, brigar junto com o governo do Estado, para atender o turismo, hotéis, bares e restaurantes da cidade e região”.
Rogério Carboni afirma que um dos desafios do Estado é garantir a capacitação de trabalhadores que atendam as vagas de empregos abertas no Paraná.
“Foz do Iguaçu não é diferente, o SindHotéis tem vagas sobrando para formação e capacitação de mão de obra e o nosso papel é fomentar os cursos para que os profissionais do turismo estejam capacitados para atender a demanda”.
- Turismo da Itaipu já recebeu mais de 218 mil visitas em 2022
- Programa Capacita Foz vai ter na grade curso inédito de produtor cultural
O secretário destacou ainda que o turismo é uma indústria limpa que recebe bem os visitantes, uma das principais marcas do setor. “É um trabalho diferenciado. As pessoas vêm à Foz do Iguaçu e voltam maravilhadas. Não só pelos seus encantos naturais, mas também pelo acolhimento que recebem dos profissionais do turismo”.
Novos empregos
Segundo Carboni, as parcerias como a do SindHotéis são muito importantes neste momento da retomada da economia e da abertura novamente das vagas de empregos.
“A pandemia foi muito severa principalmente para o setor hoteleiro que teve que fechar as suas portas. Mas, vários heróis em Foz do Iguaçu conseguiram resistir e retomar seu negócio. O governo do Estado precisa investir e apoiar essas pessoas”, completou.
No encontro, o presidente do SindHotéis apresentou a proposta de desenvolver um prato à base de tilápia, proteína em crescimento de produção, nos restaurantes de Foz do Iguaçu.
“A tilápia hoje é produzida em vários municípios do Paraná através das cooperativas. Em pouco tempo, teremos a liberação do governo paraguaio para que a Itaipu Binacional também implante tanques no reservatório para a produção do pescado, o que vai ampliar mais sua comercialização e uso na cozinha”.
Da reunião participou ainda o presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários, Rodrigo Ghellere, que também atendeu a necessidade de profissionais qualificados no setor.
“O SindHotéis e SindiFoz representam o maior PIB de Foz do Iguaçu e reúne a hotelaria, bares, restaurantes e a logística. Todos preocupados e dispostos em qualificar os profissionais e colaboradores”.
Deixe um comentário