Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta segunda, 05

manifestacoes-renan

Fora Renan e…
… apoio à Lava Jato. O domingo (04) foi movimentado na sede da Justiça Federal e em várias regiões da área central de Curitiba. Milhares de pessoas foram as ruas contra a desfiguração, pela Câmara dos Deputados, das propostas das “Dez Medidas Contra a Corrupção”, elaborada pelo Ministério Público, sob a coordenação do juiz Sérgio Moro e a força-tarefa da Operação Lava Jato e que recebeu mais de dois milhões de apoiamento em todo país. O principal alvo dos protestos é o senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que tentou aprovar no afogadilho na última semana o regime de urgência ao projeto de lei contra o abuso de autoridade. Ainda na última semana, o STF tornou Renan réu em uma denúncia de corrupção.

Pelo país
No Paraná foram registradas manifestações nas principais cidades. Pelo país não foi diferente. As maiores concentrações ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Nove multas
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aplicou na última semana, nove multas contra o prefeito de Goioerê, Beto Costa (DEM). Segundo o órgão, ele não cumpriu as medidas determinadas para melhoria do transporte de alunos do ensino básico municipal. Somadas, as penas perfazem a quantia de R$ 25.528,50. O prefeito pode recorrer.

Bloqueados
Outro chefe de executivo alvo de ação judicial é o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marcio Wozniack (PSDB). Ele e outros 27 réus estão envolvidos em fraudes no sistema público de saúde, afirma o Tribunal de Justiça. Os recursos dizem respeito a duas ações civis públicas sobre um esquema para “terceirizar” ilegalmente a prestação da saúde municipal, afirma o Ministério Público (MP). O arranjo, na prática, burlava a exigência de concurso público para favorecer particulares.

Mais Samu
O Ministério da Saúde vai ampliar o Samu para todo o Paraná. O anúncio foi feito sexta (02) pelo ministro Ricardo Barros, no encontro de prefeitos em Foz. Com o aumento, o serviço que hoje atende mais de nove milhões de pessoas, vai beneficiar toda a população do Estado. Atualmente, o Paraná conta com 12 centrais de regulação, 143 unidades básicas de saúde, 42 unidades de suporte avançado (USA), duas motolâncias e um aeromédico. Os serviços atendem 269 municípios.

Da cela
Esta vai dar o que falar. Já deu, aliás, como conta Lauro Jardim, em seu blog n’O Globo. Deputados ligados a Eduardo Cunha têm relatado, em conversas privadas, que conseguiram um meio de se comunicar com ele. Funciona assim, segundo testemunhas: o parlamentar liga para um número, de prefixo 41, e é atendido por uma mulher. Pede, então, para falar com o “Eduardo” e… o “Eduardo” atende já cobrando acordos não cumpridos.

#ForçaChape
As últimas homenagens aos jogadores e comissão técnica da Chapecoense, mortos em acidente aéreo no início da semana que passou, ganharam destaque ontem na mídia nacional e internacional. Na tragédia, próxima ao aeroporto de Medellín, na Colômbia, também morreram vários profissionais de imprensa que acompanhavam o grupo. No Paraná, milhares acompanharam os sepultamentos em Curitiba e Cianorte.

#ForçaRossana
A coluna se une a corrente de orações e deseja a pronta recuperação da colega Rossana Schmitz, que enfrenta problemas graves de saúde relacionados a uma labirintite.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.