Arquivos

Categorias

Coluna Boca Maldita desta quinta, 01

procuradores-lava-jato

Renúncia
Procuradores da Operação Lava Jato que atuam em Curitiba afirmaram nesta ontem (30 de novembro), que podem renunciar coletivamente caso entre em vigor a proposta de abuso de autoridade, aprovada na madrugada ontem na Câmara dos Deputados. A medida foi “incrementada” ao projeto das dez medidas contra a corrupção. “A nossa proposta é renunciar coletivamente [à Lava Jato] caso essa proposta seja sancionada pelo presidente”, afirmou Carlos Fernando dos Santos Lima, procurador da República e um dos coordenadores da força-tarefa, durante entrevista coletiva.

No me calas
Já a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, divulgou nota em que lamenta a aprovação do projeto que torna crime o abuso de autoridade para juízes e procuradores. “Já se cassaram magistrados em tempos mais tristes. Pode-se tentar calar o juiz, mas nunca se conseguiu, nem se conseguirá, calar a Justiça”, destacou.

Falta combinar
Sobre as especulações acerca da troca na Liderança do Governo na Assembleia Legislativa, noticiadas esta semana pela imprensa, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), em conversa com a coluna, “desconversou”. Disse que não há nada certo, apesar de participar das conversas sobre possíveis mudanças no secretariado. Caso Romanelli deixe o posto, o cotado para assumir é Pedro Lupion (DEM).

Hummmm
Correligionários do prefeito e o vice eleitos, Rafael Greca (PMN) e Eduardo Pimentel (PSDB), não gostaram nada de saber que o atual primeiro-secretário da Câmara, vereador Pedro Paulo (PDT) registrou sua candidatura a Ouvidor de Curitiba. Há o entendimento de que o vereador (que não foi reeleito e até pouco tempo era líder de Gustavo Fruet, do PDT), seria um “bastião” de oposição no cargo. Para reverter, há intensas conversas com os vereadores que foram reeleitos para que não votem no pedetista.

BR 277
O governador Beto Richa anunciou nesta terça-feira (29), em Guarapuava, a antecipação já para 2017 das obras de duplicação de mais cinco quilômetros do trecho urbano da BR-277, entre os rios das Pedras e das Mortes. A duplicação no sentido Curitiba faz parte de um grande pacote de obras antecipadas pela concessionária Caminhos do Paraná, entre elas, a construção de um viaduto no acesso secundário da rodovia a Guarapuava.

Dele…
… para ele mesmo! Parece piada, mas não é. O prefeito de Ubiratã, Baco Duarte, assinou portaria nomeando equipe de transição, formada por seis pessoas. Um dos objetivos é “tomar conhecimento máximo sobre a situação dos direitos e obrigações que o eleito para novo mandato irá herdar”. Até aí tudo bem, o que causa estranheza é que Baco foi reeleito. Isto mesmo, no dia 1º de janeiro vai passar o mandato dele, para ele mesmo.

Ele mesmo II
O mais estranho é que, no decreto, Baco já nominou os membros da equipe. Será que, com todo este cuidado, ele terá 100% de confiança nas informações que irá receber?

Papa Francisco
O sumo pontífice enviou mensagem ontem ao povo brasileiro, em respeito ao trágico acidente que vitimou a delegação da Chapecoense na Colômbia.

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.