Cida garante passe livre a pessoas com deficiência

Nesta quarta-feira (12), a governadora Cida Borghetti assinou o decreto que concede o passe livre que isenta pessoas com deficiência da cobrança de tarifa, em linhas de transporte intermunicipal no Paraná. Com a regulamentação, a solicitação do benefício passa a ser feita por meio de um sistema informatizado, que tornará o processo de emissão da carteirinha mais ágil e menos burocrático.

Para a governadora, a medida reforça o compromisso Estado com o fortalecimento da política da pessoa com deficiência, promovendo avanços em todos os âmbitos. “Estamos trabalhando com empenho para que o Paraná seja um estado realmente inclusivo, estabelecendo políticas públicas que reforcem os direitos das pessoas com deficiência à cidadania e à participação plena na sociedade, em igualdade de condições com os demais”, afirmou Cida.

DEMANDA – Segundo o secretário especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Maria Alves Pereira, estima-se que no estado exista cerca de 1,7 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a 15% da população. A regulamentação do benefício está prevista no Estatuto da Pessoa com Deficiência do Paraná (Lei 18.419), lançado em 2015, antes mesmo da Lei Brasileira de Inclusão começar a vigorar. Desde 2015, foram emitidas 16.285 carteirinhas do Passe Livre para todo o Estado.

“Em média, recebemos 1.600 pedidos mensais, o que demandava uma longa espera para a concessão do benefício. Com o novo sistema conseguimos mais celeridade nos processos, e já não temos mais demanda reprimida”, diz o secretário Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Maria Alves Pereira.

Segundo ele os municípios devem formalizar participação no programa Passe Livre, por meio de assinatura do Termo de Adesão. A capacitação das equipes que vão utilizar o sistema é feita pela secretaria especial. Até agora, 102 municípios já foram capacitados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chico apresenta pesquisa sobre transporte em Foz

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) convida para a apresentação nesta segunda-feira (20), em audiência pública a partir das 16h na Câmara de Vereadores, o resultado da pesquisa sobre as condições atuais do transporte público de Foz do Iguaçu. O levantamento mostra ainda a expectativa da população para as melhorias a serem realizadas na prestação do serviço.

Chico Brasileiro e as metas para 2022

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) explicou neste sábado, 11, sua preferência por obras e outras ações nos bairros de Foz do Iguaçu. “Eu digo sempre que é no bairro onde as pessoas moram, têm a sua vida e história. A prefeitura tem que melhorar os ambientes na saúde, lazer, esporte, cultura e infraestrutura. É assim que temos uma vida melhor nos bairros e assim, uma vida melhor na nossa cidade”.

Na reunião com o secretariado neste sábado, 11, o prefeito definiu as metas para 2022. Entre elas, estão a revisão dos contratos da prefeitura. “Temos que ser muito responsáveis em relação às contratações e, sempre, olhar atentamente no que é possível economizar”. Também pediu agilidade aos moradores, especialmente pela central 156. “Este é um dos principais canais de comunicação. Este ano, tivemos avanços e o número de pessoas que utiliza cresceu de forma expressiva, o que aumenta a responsabilidade de dar retorno a todos aqueles que fazem suas solicitações”.