Arquivos

Categorias

Cascavel avança como 11ª melhor cidade do Brasil para se viver com qualidade de vida

Cascavel avança como 11ª melhor cidade do Brasil para se viver com qualidade de vida Cascavel avançou quatro posições e se tornou a 11ª melhor cidade do Brasil para se viver com qualidade de vida, aponta o Índice dos Desafios da Gestão Municipal. O IDGM mede os avanços nas áreas de saúde, segurança, saneamento e educação entre as 100 principais cidades do país. A pesquisa foi divulgada na terça-feira (9). 


Cascavel avançou quatro posições e se tornou a 11ª melhor cidade do Brasil para se viver com qualidade de vida, aponta o Índice dos Desafios da Gestão Municipal. O IDGM mede os avanços nas áreas de saúde, segurança, saneamento e educação entre as 100 principais cidades do país. A pesquisa foi divulgada na terça-feira (9). 

Entre as quatro áreas analisadas, Cascavel teve sua melhor posição em saneamento e sustentabilidade: 6ª lugar. A posição nas outras áreas foi: 10ª em Saúde, 35ª em Educação e 57ª em Segurança. Na última década, a cidade subiu 35 posições no ranking, o segundo maior crescimento do país.

Em dez anos, Cascavel melhorou sua posição no ranking nas quatro áreas analisadas e não perdeu posição em nenhuma delas. Os números mostram os avanços na Educação (+11 posições), Saúde (+42 posições), Segurança (+26 posições) e Saneamento e Sustentabilidade (+24 posições).

Anúncios

Cascavel está em terceiro lugar no Paraná, atrás apenas de Curitiba (2º lugar) e Maringá (1º). Curitiba está em 7º lugar no ranking nacional e Maringá em primeiro.

Os números foram compilados pela Macroplan, empresa brasileira de consultoria com sede no Rio de Janeiro e atuação em todo o Brasil.

Anúncios

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, os números refletem o DNA de Cascavel, a Capital da Produção. “Nossa cidade amadureceu, temos lideranças maduras que ajudam a conduzir o município. Essa soma de esforços faz com que sejamos destaque no Brasil e até no mundo. O trabalho, o empreendedorismo, o amor pela cidade estão no nosso DNA”, afirma Paranhos.

Segunda em crescimento

Os números mostram que na última década Cascavel foi a segunda cidade que mais cresceu no Brasil. Na saúde, por exemplo, os indicadores mostram a cidade em terceiro lugar no Brasil. Um dos fatores que contribuíram para melhorar a posição no ranking, é a cobertura da atenção básica, que saiu de 50% em 2017 para 80% em 2020.

Outro fator que contribuiu para isso foi a taxa de mortalidade infantil que, em Cascavel, foi igual a 9,8 por mil nascidos vivos em 2019, menor que a média dos 100 maiores municípios do país.  Essa foi a 17ª menor taxa de mortalidade infantil nesse último ano. Entre 2009 e 2019, a taxa de mortalidade caiu 27,9% no município. Essa variação foi a 25ª melhor entre os 100 municípios.Área de anexos

Anúncios