Arquivos

Categorias

Assembleia Legislativa aprova projetos que criam duas novas regiões turísticas

comissao-de-turismo

Intenção é levar a Comcam e Vale do Ivaí benefícios da lei da região turística “Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago Itaipu”

A Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa aprovou, na terça (06), dois projetos de lei da deputada Claudia Pereira (PSC), instituindo as regiões turísticas “Roteiros da Comcam” e “Vale do Ivaí”. As propostas, que agora serão analisadas em Plenário, garantem aos municípios de abrangência os mesmos benefícios previstos na Lei Estadual 18.867/2016, que criou a região turística “Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu”.

A intenção, segundo a deputada, é incentivar o turismo como alternativa para atração de investimentos e renda para estas regiões. “Com o roteiro instituído e inserido no mapa turístico do Paraná, os municípios poderão utilizar a rota e o título, na divulgação das belezas naturais, culturais, entre outros atrativos”, disse Claudia, que é membro titular da Comissão de Turismo.

O projeto de lei 295/2016 institui a Região Turística “Roteiros da Comcam” (Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão). Ao todo, serão contemplados 24 municípios – Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamboré, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre D’Oeste, Terra Boa e Ubiratã.

“Esta região abriga várias pousadas rurais e um dos mais expressivos equipamentos hoteleiros do Estado com fontes de águas termais e uma ótima opção para descanso”, destaca Claudia. A região da Comcam conta ainda com duas unidades de conservação – Estação Ecológica do Cerrado, que preserva remanescentes do ecossistema local e desenvolve atividades de educação ambiental e o Parque Estadual de Vila Rica do Espírito Santo, com um rico patrimônio arqueológico e ruínas de uma das 16 comunidades jesuíticas espanholas fundadas nos séculos XVI e XVII.

O segundo projeto aprovado (311/2016) institui a Região Turística “Vale do Ivaí” e recebeu uma emenda modificativa do relator Tercílio Turini (PPS). Ao todo serão contemplados 18 municípios – Apucarana, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Califórnia, Cruzmaltina, Faxinal, Godoy Moreira, Grandes Rios, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Lupionópolis, Nova América da Colina, Porecatu, Primeiro de Maio, Rolândia, Sertanópolis e Tamarana.

Esta região do Vale do Ivaí tem como forte atrativo o turismo religioso. “Dados do Ministério do Turismo mostram que aproximadamente 15 milhões de pessoas tem interesse neste segmento em todo o país”, afirma a deputada. Pelo menos 2% das 190 milhões de viagens domésticas feitas por brasileiros são para este fim, ressalta.

Além de Claudia Pereira e Tercílio Turini, integram a Comissão de Turismo a deputada Maria Victoria (PP), o deputado Márcio Pacheco (PPL) e o presidente, Chico Brasileiro (PSD).

Foto: Sandro Nascimento

Política, economia, cultura e bom humor no blog do Paraná.