Arquivos

Categorias

AGORA A RESPONSABILIDADE MAIOR PELA REFORMA POLÍTICA É DO PT, DIZ ZÉ DIRCEU

Do blog do Zé Dirceu:

O PT – e muito menos o governo – não pode recuar quanto à aprovação da reforma política este ano. O atual modelo partidário, eleitoral e institucional brasileiro está superado e é inviável que seja mantido. Seu custo e as conseqüências do voto individual uninominal, sem fidelidade partidária, levam à dependência total do poder econômico.

Anúncios

É preciso por fim ao financiamento privado e ao voto uninominal. Os que afirmam ser inviável fazer uma reforma política estão subestimando os riscos de uma crise político-institucional que o atual modelo acabará por produzir. Vamos à reforma política, então, que na prática é de responsabilidade dos quatro grandes partidos: PT, PMDB, PSDB e DEM.

Ela deve ser construída, defendo, com todas as legendas, mas vai depender desses quatro maiores partidos e da mobilização da sociedade. A mídia, que todos esses anos se opôs ao atual modelo, tem grande responsabilidade. Não será fácil e nem simples fazer uma reforma política. Nunca é, mas o importante é deslanchar o processo no rumo de conquistas no aperfeiçoamento partidário, político-institucional e eleitoral.

Anúncios

Responsabilidade maior é do PT

O PT como o maior de todos estes partidos, o mais votado, no governo há 9 anos, e sendo a legenda da presidenta da República tem uma responsabilidade extra, não apenas no Congresso Nacional e na legislatura que se inicia amanhã, mas junto à sociedade. Por isso deve liderá-la e mobilizá-la pela reforma eleitoral, política e institucional. E, como partido, priorizar a questão constitucional. (Leia mais)

Anúncios

Siga o blog no twitter