A deputada federal Rosane Ferreira (PV-PR) apresentou um recurso à Secretaria-Geral da Mesa da Câmara dos Deputados, ontem (29), assinado por 85 parlamentares, para que o projeto de lei 7123/2010, que prevê a reabertura da Estrada do Colono no Parque Nacional do Iguaçu, não seja conclusivo na Comissão Especial criada para discutir a proposta, devendo ir ao Plenário para concluir sua votação.
Para viabilizar a reabertura da estrada, que dividirá o parque ao meio, o projeto propõe alterações que fragilizam a Lei 9985/2000, que criou o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Para Rosane, que apresentou voto contrário à reabertura da estrada, “trata-se de uma proposta de modificação da legislação ambiental para legitimar uma demanda regional e, ao mesmo tempo, uma tentativa de abrir um perigoso precedente com graves consequências para a conservação da biodiversidade no País”.
Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), atual gestor do Parque, o leito da antiga estrada está coberto por uma formação florestal em franca regeneração. Ou seja, não se trata mais de reabrir uma antiga estrada, mas sim, de se promover o desmatamento e degradação para a implantação de uma estrada no interior de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral.
Além disso, segundo informações da Superintendência da Polícia Federal no Paraná, a estrada era usada por criminosos para transportar armas, munições e drogas, ou seja, sua reabertura significaria mais um complicador no controle das extensas fronteiras brasileiras.
O recurso apresentado por Rosane Ferreira é uma forma regimental de prorrogar a discussão ainda na Câmara dos Deputados, permitindo que os parlamentares e a sociedade possam discutir melhor o assunto.
Um absurdo… vai trabalhar….
Não tem que descutir nada estas pessoas que querem abrir esta falsa estrada deveriam ser presos por não estarem respeitando o meio ambiente cada arvore derubada é um pouco do hoxigenio que o povo perde chega deste crime ambiental a cidade de Curitiba era considerada uma cidade ecologica mas com esta destruição desenfreiada pelas construtoras nosso clima tá ficando insulportavél nós os curitibanos já estamos sofrendo tenho saudades do Jaime Lerne que fez a cidade ecologica e agora estam acabando com ela não deixem que façam isso com o Parque Iguaçu.