Notice: Undefined variable: wp_filtex in /home/admin/web/bocamaldita.com/public_html/wp-settings.php on line 98
Empresários apoiam Plano de Recuperação de Curitiba apresentado por Greca

Arquivos

Categorias

Empresários apoiam Plano de Recuperação de Curitiba apresentado por Greca

Greca reunido com Grupo Lide

Empresários e especialistas defenderam a aplicação do Plano de Recuperação de Curitiba apresentado nesta quinta-feira, 30, pelo prefeito Rafael Greca, em debate promovido pelo Grupo Lide, de incentivo ao desenvolvimento da iniciativa privada, na capital paranaense. Eles destacaram a importância do ajuste fiscal, a contenção de despesas e vário projetos que impulsionam a economia e a cadeia produtiva da cidade.

No evento, Greca expôs os principais desafios enfrentados neste início de gestão e apresentou o o pacote, formado por um conjunto de 52 medidas e 12 projetos de lei enviados na terça-feira à Câmara Municipal.
Segundo explicou Greca, as medidas – entre elas a criação de uma Lei de Responsabilidade Fiscal e de uma nova meta fiscal – são necessárias para dar condições de resolver a grave situação financeira do município, que herdou uma dívida de R$ 1,2 bilhão e tem um déficit orçamentário de R$ 2,1 bilhões para este ano.

Anúncios

“Recebi com entusiasmo a tarefa de arrumar Curitiba e vim pedir a parceria do empresariado para essa grande missão que é tornar a cidade mais forte do que as dificuldades”, afirmou o prefeito. “Vou reerguer a Prefeitura à altura da grandeza da nossa capital”, disse Greca, valorizando o esforço que vem sendo feito por toda equipe no processo de “reengenharia municipal”. O prefeito detalhou ainda várias outras ações que estão sendo adotadas em áreas como saúde, urbanismo, infraestrutura, empreendedorismo, meio ambiente, inovação e ação social.

Apoio à responsabilidade fiscal – O vice-chairman of the board da Lide Global, o economista Roberto Gianetti da Fonseca, ressaltou a importância da atuação da autoridade municipal no processo de recuperação da “espiral recessiva” da economia.

Anúncios

Segundo ele, a primeira coisa a ser feita é promover o ajuste fiscal sempre que necessário. “No momento em que se tem contas equilibradas na prefeitura, já se está dando uma colaboração ao empresariado”, avaliou.

Já o presidente do Lide Paraná, Fabrício de Macedo, destacou que tem aumentado a preocupação do empresariado com a gestão pública. “É muito importante que poder público e iniciativa privada caminhem juntos, pois as decisões tomadas em âmbito público afetam o setor privado”, afirmou.

Anúncios

Para Macedo, as ações de saneamento das finanças municipais promovidas por Greca têm “sem dúvida alguma a intenção de melhorar a nossa cidade.”

O empresário Marcelo Gava, por sua vez, considera que o Plano de Recuperação é essencial para o sucesso da atual administração. “Recompor as contas públicas e reavaliar os gastos é fundamental para se conseguir fazer essa gestão”, disse.

Anúncios

Para ele, é necessário também apoio do governo estadual e demais instituições para o município conseguir vencer as dificuldades.

Vale do Pinhão é louvável – Além de debater o Plano de Recuperação, o prefeito abordou o Vale do Pinhão, iniciativa promovida pela Prefeitura para fomentar empresas inovadoras em Curitiba.

Anúncios

Segundo Macedo, que é empresário do setor de gestão de pessoas, a iniciativa é “fantástica” e vai gerar frutos. “Esse projeto, com um nome absolutamente curitibano e com uma ideia e uma história, precisa ser difundido”, defendeu.

Para Roberto Gianetti da Fonseca, a ideia de desenvolver um polo de inovação é louvável. Ele elogiou a qualificação da mão de obra da cidade e se mostrou otimista: “Quem sabe tenhamos em breve grandes projetos na área de tecnologia que surjam aqui em Curitiba e se tornem empresas de nível nacional e internacional?”

Anúncios

O evento – O encontro foi realizado no Castelo do Batel e contou com cerca de 150 pessoas, entre elas o presidente da Fecomércio-PR, Darci Piana, o presidente-executivo do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli, o presidente do Grupo J. Malucelli, Joel Malucelli, e a diretora da Unidade de Jornais do Grupo Paranaense de Comunicação, Ana Amélia Filizola.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel, o secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, o secretário municipal de Comunicação Social, Marcelo Cattani, o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, a presidente da Fundação de Ação Social, Larissa Tissot, o assessor da Prefeitura para Relações Intenarcionais, Rodolpho Zannin Feijó, a presidente do Instituto Curitiba de Saúde (ICS), Dora Pizzatto, e o diretor-técnico da Agência Curitiba de Inovação, Tiago Francisco.

Anúncios

Lide – O Lide, que promoveu o encontro, é um grupo privado voltado ao debate e fortalecimento da livre iniciativa e do desenvolvimento econômico e social, além da defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado. Foi fundado no Brasil em 2003 e reúne líderes empresariais de corporações nacionais e internacionais.