Arquivos

Categorias

Zinco e outros 9 minerais: suas funções e em quais alimentos encontrar

Brasília, DF 27/7/2020 – Só na rede Quality Farmácia de Manipulação houve uma média de 200% de
aumento, desde março, na procura pelo medicamento.

Seguir uma dieta suplementar rica em minerais é essencial para manter a saúde e garantir o bem-estar.

Os minerais são nutrientes essenciais para o organismo. O corpo humano é rico em sais minerais, como cálcio, magnésio, sódio, potássio, fósforo, ferro, cobre, iodo, manganês e zinco, porém ele não produz esses minerais. É preciso seguir uma dieta regular com auxílio da suplementação para consumir boas fontes de cada um deles. Os sais minerais têm diversas funções no organismo, entre as principais estão atuar na manutenção e formação dos ossos, regular as reações das enzimas e agir na manutenção do equilíbrio celular e do sistema nervoso. A carência desses nutrientes no organismo causa anemia, alterações ósseas e musculares, dentre outras doenças.

Cada mineral presente no organismo desempenha uma função específica, como mostrado a seguir:

1) Zinco

O zinco ganhou bastante repercussão nos últimos meses, a sua procura em farmácias convencionais e de manipulação de todo o país aumentou drasticamente. Só na rede Quality Farmácia de Manipulação houve uma média de 200% de aumento, desde março, na procura pelo medicamento. Esse mineral realiza três atividades biológicas essenciais no corpo, atuando como componente estrutural, enzimático e de regulação. Abaixo estão alguns dos benefícios mais importantes do zinco:

Função imunológica

O zinco tem função primordial no sistema imunológico, influenciando na proliferação e maturação das células de defesa. Informações do Daily Mail (2017) apresentam resultados combinados de 13 estudos que testaram a habilidade de pastilhas de zinco para combater resfriados. Quando os suplementos de zinco eram administrados, 24 horas após o início dos sintomas do resfriado, a duração dos sintomas era significativamente reduzida em comparação ao grupo que não suplementava.

Função antioxidante e anti-inflamatório

Esse mineral atua como anti-inflamatório e integra também os sistemas de defesa antioxidantes, protegendo a membrana celular contra o estresse oxidativo, fator contribuinte de várias doenças crônicas atribuídas ao envelhecimento, como: câncer, neurodegeneração, desordens imunológicas e do processo de envelhecimento por si só.

As funções do zinco garantem equilíbrio hormonal, fertilidade, trata acne, absorção e digestão de nutrientes, crescimento e reprodução celular, reparo muscular e melhora do paladar.

As principais fontes de zinco são as ostras, fígado e rins de carne bovina, frutos do mar, ovos, cereais integrais, leguminosas e leite. Já a suplementação desse mineral pode ser feita em farmácias de manipulação, por exemplo.

2) Cálcio

Além da formação e manutenção dos ossos e dentes, o cálcio é responsável pela contração muscular, liberação de hormônios e evita a coagulação do sangue. Ele está presente no leite e derivados, como iogurte e queijos, também pode ser encontrado em peixes, gema do ovo, hortaliças verdes, gergelim e feijão.

3) Ferro

Sua principal função no organismo é participar do transporte de oxigênio no sangue e da respiração celular. Esse mineral pode ser encontrado em carnes, fígado, gema de ovo, feijão e beterraba.

4) Sódio

A principal função do sódio é equilibrar a quantidade de água no organismo. Junto ao potássio, esse mineral participa dos processos de contrações musculares, do fornecimento de energia e do controle da pressão osmótica. Frutos do mar, sal de cozinha, carnes, vegetais, derivados do leite e manteiga são ricos em sódio.

5) Magnésio

O magnésio participa de processos como contração e relaxamento muscular, produção de vitamina D e hormônios e manutenção da pressão arterial. Ele está presente em alimentos como sementes, amendoim, leite e derivados e grãos integrais.

6) Potássio

Esse mineral participa da condução nervosa e da produção de energia, além de cuidar da frequência cardíaca. O potássio é ainda essencial para prevenir a osteoporose, especialmente em mulheres na menopausa. As principais fontes alimentares de potássio são: banana, batata, frutas cítricas, vegetais, bacalhau, frutos do mar, feijão preto, café e chá preto.

7) Fósforo

O fósforo também é encontrado nos ossos, junto com o cálcio, mas também faz parte da membrana celular e do DNA, fornecendo energia ao corpo. Ele pode ser encontrado em alimentos como sementes de girassol, frutas secas, sardinha, carnes e leite e derivados.

8) Cobre

Esse mineral é responsável pela formação do sangue e dos ossos, pela produção de melanina e por liberar a energia dos alimentos. Suas principais fontes alimentares são amendoim, carne bovina, alface, bacalhau, fígado, maçã, cacau em pó, leite de vaca, cenoura, ostras, ovo, brócolis e aveia.

9) Iodo

A principal função do iodo no organismo é participar da formação dos hormônios da tireoide, além de prevenir problemas como câncer, diabetes, infertilidade e aumento da pressão arterial. Ele está presente em alimentos como sal iodado, atum, ovo cozido e salmão.

10) Manganês

É essencial para a formação de tecidos, para a produção celular, de energia e enzimas. No mais, colabora para a redução dos níveis de açúcar no sangue e combate os sintomas da tensão pré-menstrual. Encontra-se manganês em cereais integrais, soja, feijão, frutos do mar, abacaxi, castanhas, nozes, chás e avelã.

Apesar de possuírem ações benéficas ao organismo comprovadas, a Quality Farmácia de Manipulação, reconhecida pela qualidade dos seus produtos e suplementações, destaca a importância da orientação médica quanto ao uso da suplementação do zinco quelado ou de qualquer outro mineral.

Jefferson Sousa por agência i10 Comunicação.

REFERÊNCIAS SANTOS, Carla; FONSECA, Jorge. Zinco: fisiopatologia, clínica e nutrição. Apnep, [s. l.], v. 6, ed. 1, 2012. Disponível em: https://tinyurl.com/yxwkkze8. Acesso em: 15 jul. 2020. HOPE, Jenny. Could zinc be a cure for the common cold? Taking supplements could shorten illness length by 40 per cent. Daily Mail, [s. l.], 27 jul. 2011. Disponível em: https://tinyurl.com/y3wrjsel. Acesso em: 15 jul. 2020.

Website: https://qualitymanipulacao.com.br/