O deputado federal Zeca Dirceu (PT) encaminhou nesta quarta-feira, 1º de novembro, ofícios ao prefeito Rafael Greca e ao secretário estadual Roni Miranda (Educação) solicitando a franquia do transporte coletivo aos estudantes que vão fazer as provas da primeira fase do Enem (exame nacional do ensino médio) neste domingo, 5, em Curitiba e no Paraná. A segunda etapa das provas será em 20 de novembro.
No Paraná, mais de 145 mil estudantes farão as provas em mais de 6,5 mil salas em 88 cidades. “O Enem se tornou um importante instrumento de democratização do acesso ao ensino superior. Além disso, garante a permanência de estudantes em universidades particulares, através de bolsas de estudo integrais e parciais do ProUni. Possibilita acesso às instituições em todo país sem que seja necessário se deslocar de sua localidade”, destaca Zeca Dirceu.
No entanto, a realidade brasileira, segundo o deputado, impõe o reconhecimento de uma desigualdade social e econômica que decorre na hipossuficiência financeira de parte da população, em especial da juventude. “Nesse sentido, o preço cobrado pela tarifa de transporte público revela-se um empecilho a ser superado por quem depende dele para comparecer aos locais de realização do Enem”.
Zeca Dirceu pede a gratuidade no transporte público nos dias das provas. “Com a concessão gratuita de transporte espera-se um maior número de inscritos e de comparecimento à avaliação que democratizou o acesso ao ensino superior no Brasil, em consonância com os direitos fundamentais e constitucionais de combate às desigualdades e de garantia de acesso pleno à educação e exercício da cidadania”, completa.
Acesso
As sete universidades estaduais do Paraná utilizam a nota do exame para o ingresso nas instituições: Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste), Centro-Oeste (Unicentro), Norte do Paraná (Uenp) e Estadual do Paraná (Unespar).
Pelo terceiro ano consecutivo, além da versão impressa, o Enem também terá o formato digital. A versão digital é realizada nas mesmas datas do exame impresso, com perguntas idênticas, assim como o tema da redação. No Paraná, 141.400 pessoas optaram pela versão impressa e 4.275 pela digital. O Enem Digital será aplicado nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão, Cascavel, Maringá, Apucarana e Londrina.
(foto: Marina Ramos / Câmara dos Deputados)
Deixe um comentário