O deputado federal Zeca Dirceu, líder do PT na Câmara, destacou nesta sexta-feira, 24, a autorização do Frigorífico Astra, de Cruzeiro do Oeste, habilitado para exportação de carne bovina para a Indonésia e a China. “É a primeira empresa do sul do Brasil e a primeira do Paraná a exportar para a China. Isso significa mais emprego para o noroeste paranaense e mais renda e desenvolvimento ao Brasil!”, disse Zeca Dirceu durante recepção aos empresários brasileiros na embaixada do Brasil em Pequim.
O diretor do frigorífico brasileiro, Jeremias Silva Júnior, acompanhou Zeca Dirceu e a comitiva brasileira em visita à China com vistas a reabertura do mercado asiástico à proteína produzida no Brasil. “Agradeço ao deputado federal Zeca Dirceu pelo apoio e acredito que essa visita será um grande marco para habilitação de todos os produtores paranaenses em vender para China e ao mercado asiático. Estamos trabalhando com muito empenho, com muita vontade para que aconteça essa grande notícia”, disse Silva Junior.
Segundo Zeca Dirceu, a reabertura do mercado chiinês amplia a potencialidade da venda da carne brasileira ao exterior. O Astra, um dos maiores frigoríficos do Paraná, já envia seus produtos para vários países da América Latina, União Europeia, e Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Israel. “Temos uma agenda ainda muito intensa para poder ampliar as delações comerciais do Brasil com a China, o que favorece muitos setores inclusive os frigoríficos de boi, de frango, de porco”, disse o deputado.
“Jeremias Júnior com a sua empresa, com seus colaboradores, há muito tempo já cumpriu os requisitos técnicos, exigências que o governo chinês tem para comprar produtos brasileiros. Estamos construindo um passo importante para que o Frigorífico Astra, junto com outras empresas brasileiras possam vender os seus produtos para a China”, completou.
Mercado asiático
O governo da China suspendeu o embargo à importação de carne bovina produzida no Brasil nesta quinta-feira (23) e habilitou quatro plantas brasileiras para exportação. O Astra é o único do Sul do Brasil. A decisão vale para animais abatidos a partir desta sexta-feira (24).
Jeremias Silva Júnior ficará até o fim do mês para tratar do início das operações na China. O Astra, inaugurado em 2003 e, poucos anos depois, começou a se preparar para a exportação, ampliando a capacidade de abate. Atualmente, gira em torno de 700 cabeças por dia. Referência de qualidade estadual, o frigorífico tem 192 empregados.
No caso da Indonésia, a medida vale até 31 de dezembro deste ano, mas 20 frigoríficos brasileiros estão habilitados a participar dessa expansão do mercado. O Astra é o único do Sul do Brasil. Por ano, o país asiático importa 250 mil toneladas de carne bovina.
Deixe um comentário