A situação afeta toda a cadeia produtiva e a economia em geral das regiões oeste e sudoeste do Paraná, um dos principais polos produtores do país.
A crise na suinocultura é mais um reflexo da falta de planejamento e do descaso do governo federal com os produtores, afirmou o deputado federal Zeca Dirceu (PT) que defendeu um “socorro imediato” ao setor, o que inclui a redução dos custos de insumos e de impostos e abertura de linhas de créditos subsidiadas.
A crise é causada, aponta Zeca Dirceu, pelo aumento dos custos, principalmente por conta do milho e do farelo, que compõem a ração, cotados em dólar, e pelo baixo valor da carne suína causado pelo aumento da produção. “Tenho conversado com os produtores e uma situação que requer uma solução urgente. Alguns frigoríficos e cooperativas estão cancelando os contratos com os produtores” afirmau o deputado Zeca Dirceu.
“O aumento na produção não pode ser apontado como um problema e sim um das soluções para um país que enfrenta novamente o flagelo da fome. O governo tem condições para comprar a carne, entregar às cooperativas e frigoríficos para processá-la e garantir a distribuição em armazéns populares. As pessoas não podem ficar brigando por osso e pele de frango nos açougues e supermercados”, completou Zeca Dirceu.
Medidas – Os suinocultores querem que o governo intervenha para que os juros dos bancos sejam zerados e que apoie a distribuição do produto. Por causa do aumento da produção é preciso apoio na comercialização. Eles também pedem uma linha de crédito de estocagem de carne suína, a abertura de novos mercados e incentivo para aumentar a safra do milho.
Também reivindicam uma política tributária mais adequada e um planejamento na produção, para evitar que haja excedentes como agora.
- Cortes na Educação aprofundam abismo social no país, diz Zeca Dirceu
- Pronaf vai liberar mais R$ 1,2 bilhão ainda este ano, diz Giacobo
A crise da suinocultura já afeta o comércio em cidades do oeste e sudoeste e ameaça empregos e arrecadação de diversos municípios das duas regiões. “A falta de planejamento e sensibilidade do governo que está saindo ainda vai deixar muitos problemas que vamos resolver a partir de 2023. Mas este setor não pode esperar tanto e por isso estamos cobrando medidas urgentes na defesa da suinocultura do país”, disse Zeca Dirceu.
Produção – A suinocultura tem importante relevância para a economia brasileira. A Associação Brasileira de Criadores de Suínos informa que, em 2021, o PIB da atividade foi de R$ 122 bilhões – o oitavo ramo agropecuário que mais contribui para o Valor Bruto da Produção Agropecuária.
O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína no mundo. Foi a proteína animal que mais cresceu nos últimos anos. Entre 2016 e 2021, a produção aumentou mais de 30%. O Paraná foi o responsável por 1,7 milhão de cabeças e é apontado como o segundo maior produtor do país no último ano.
Deixe um comentário