O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira, 16, em entrevista à CNN, que o ex-ministro José Dirceu (PT) é “um agente político, um militante político, da maior qualidade”. Lula se referiu a presença de Dirceu em Brasília nas comemorações dos 43 anos do PT. “Eu apenas fiz questão de dizer que o Zé Dirceu estava ali presente, que ali também é o lugar dele”, completou.
Lula disse que o ex-ministro não pode ser “penalizado a vida inteira”. “Ninguém pode ser na política criminalizado de forma perpétua” e que ele “tem que colocar a cara para fora”.
E ainda disse que “a gente tem que brigar para construir outra narrativa na sociedade brasileira” considerando que “nenhum partido foi mais massacrado que o PT”.
Nesta semana, o STJ atendeu ao recurso da defesa do ex-ministro e afastou a condenação pelo crime de lavagem de dinheiro que havia sido imposta no âmbito da Operação Lava Jato.Em 2016, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso extinguiu outra pena bom comportamento. José Dirceu ainda interpôs recursos a outras duas ações decididas na Lava Jato.
Quadro do PT
José Dirceu, pai do deputado federal Zeca Dirceu – líder do PT na Câmara – é considerado um dos melhores quadros do petismo como formulador e de atuação política, ampliou o campo de aliança do partido em 2002 e o levou a sua primeira vitória à presidência da República depois de três derrotas eleitorais.
Na segunda-feira, Dirceu participou do aniversário de 43 anos do PT. No evento, ele foi assediado por militantes, que fizeram fila para cumprimentá-lo e para tirar fotos. Ao discursar, Lula agradeceu ao companheiro. “Agradecer a você (Dirceu) porque eu sei o quanto você foi solidário ao que eu passei” e o citou ainda como na listas dos presidentes do PT.
A reabilitação de Dirceu no PT ocorre no mesmo processo da ex-presidente Dilma Rousseff, indicada por Lula a presidência do Banco de Desenvolvimento dos Brics, criado em 2014 e que reúne criada em 2014 e que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Deixe um comentário