Arquivos

Categorias

Agir36 lança Zé Boni como pré-candidato a governador do Paraná

Zé Boni é o pré-candidato a governador do Paraná do partido Agir36
Zé Boni é o pré-candidato a governador do Paraná do partido Agir36

O Agir36 (antigo PTC) lançou em reunião neste sábado (26), o empresário Zé Boni como pré-candidato a governador nas eleições 2022 no Paraná. O nome foi oficializado pelo presidente estadual da legenda, Alexandre Discioli.

Zé Boni foi candidato ao Senado nas eleições de 2018, conquistando 264.518 votos. Já em 2020, foi candidato a prefeito de Curitiba. Ele vinha novamente trabalhando para uma candidatura a senador, mas o chamado do Agir36 deve concorrer ao Palácio Iguaçu.

Anúncios

Em conversa com o Boca Maldita, ele disse sentir que a população quer nome novo na disputa. Hoje, são pelo menos 5 pré-candidatos. Entre eles, dois ex-governadores.

“Me sinto preparado e o Paraná quer a mudança, quer renovação. Creio que tenho bom nome pela experiência como administrador, sempre disputando eleições com muita dificuldade e sem fundo partidário, porque eu sempre abri mão do fundo partidário”, disse o pré-candidato.

Anúncios

Leia também:

Segundo Boni, o Agir36 deve ir de”chapa pura” nas eleições de outubro, ou seja, terá candidatos a governador, senador, deputado estadual e federal. “Temos hoje 95% da nossa chapa de pré-candidatos a deputados estaduais e deputados federais e vamos de chapa pura”, declarou.

Desde sua primeira eleição estadual, Zé Boni tem visitado vários municípios do estado.

Anúncios

Quem é Zé Boni

Formado em Administração e Contabilidade pela Sociesc – SC, José Maria Boni, conhecido como Zé Boni, nasceu em Loanda, Noroeste do Paraná. É empresário do setor agrícola.

Na vida pública já foi vereador Santa Cruz de Monte Castelo. Na época, em 1996, foi eleito o mais jovem do Brasil. Foi também superintendente da Companhia da Habitação do Paraná (Cohapar).

Anúncios

Nas eleições de 2018 concorreu a Senador, obtendo 264.518 votos “na raça”, como costuma dizer. Em 2020, na disputa pela prefeitura de Curitiba, ficou em 12ª lugar, com 3.509 votos (0,42% dos válidos)

Governador do Paraná: 5 pré-candidatos até agora

Até o momento, 5 nomes declararam a disposição de disputar o cargo de governador do Paraná nas eleições de 2 de outubro. O principal deles é o governador Ratinho Júnior (PSD), que vai tentar a reeleição. Os nomes oficiais devem ser definidos apenas nas convenções partidárias, que devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto.

Anúncios

Segundo a última pesquisa sobre intenções de voto para governador do Paraná, divulgada pelo instituto Dataveritas em dezembro, Ratinho pode ser reeleito no 1º turno. No principal cenário, Ratinho Junior tem 48,7%; seguido de Roberto Requião (sem partido), com 21%; Flávio Arns (Podemos), 9%; Silvio Barros (PP), 3,4%; e candidato do Psol (1,4%). Nenhum tem 11,7%, e não sabe/não respondeu, 4,8%. Nesse caso, os adversários do governador somam 34,8%.

Uma nova pesquisa, a primeira a ser registrada em 2022, deve ser divulgada nos próximos dias, mas ainda não inclui o nome de Zé Boni, A pesquisa registrada no TSE só vai considerar como “candidatos” o governador Ratinho Junior (PSD), o ex-senador Roberto Requião (sem partido) e o ex-prefeito de Guarapuava, conforme anota o blogueiro Esmael Morais.

Anúncios