A Worldport Desenvolvimento Portuário, empresa gestora do Porto Brasil Sul, assinou na manhã desta quarta-feira, 13 de setembro, acordo prévio para a utilização da mão de obra dos Trabalhadores Portuários Avulsos (TPAs) no novo empreendimento que será construído na região do Sumidouro.
“É um passo enorme, fruto de meses de negociações com os colegas presidentes dos sindicados dos trabalhadores. Sinto-me confiante e muito confortável em dizer que agora estamos progredindo para um modelo muito similar ao usado pelos terminais de uso privativo em Vitória, no Espírito Santo, referência nacional”, comenta Marcus Barbosa, diretor do Porto Brasil Sul.
Em agosto esteve em São Francisco do Sul o presidente do Sindicato dos Estivadores de Vitória, José Adilson Pereira. Ele apresentou o modelo aos presidentes dos sindicados dos trabalhadores de São Francisco do Sul e aos empreendedores da Worldport. “Foi importante conhecer como funciona na prática. Em outubro, devemos ir até Vitória para ver como funciona in loco”, detalha Marcus.
O acordo foi assinado pelo presidente do Sindicado dos Estivadores, Vander Luiz da Silva; pelo presidente do Sindicato dos Arrumadores, Maurício Minelli; e pelo presidente do Sindicato dos Conferentes, Maicon Maciel. E por Marcus Barbosa, representando os sócios. “É fruto de muita negociação, aprendizado e respeito mútuo. Ficamos muito satisfeitos em contar com os qualificados TPAs em nosso empreendimento”, avalia.
Segundo o acordo, o Porto Brasil Sul, já no início das atividades requisitará mão de obra, na modalidade avulsa, para exercício das funções afeitas a cada categoria profissional representada pelos sindicatos. Há garantia que todas as negociações sejam conduzidas sempre com os sindicatos profissionais. Será observado um modelo de requisição sem a interveniência do Órgão de Gestão de Mão de Obra – OGMO.
Para Marcus Barbosa, esta é mais uma prova concreta do compromisso social do Porto Brasil Sul com a cidade de São Francisco do Sul. “Sempre batemos na mesma tecla. São 3 mil empregos diretos e queremos que eles sejam preenchidos por pessoas daqui, que são os mais qualificados para um projeto destes”, comenta.
Na semana passada, o Porto Brasil Sul firmou termo de compromisso com a Câmara de Vereadores para utilizar, pelo menos, 50% da mão de obra local no empreendimento. Na terça, recebeu uma moção favorável dos vereadores. “É um marco para todos. Ponto para a união entre empreendedores e trabalhadores para um crescimento mútuo com muito respeito”, enfatiza.
Deixe um comentário