Pesquisa do instituto Ipsos divulgada ontem aponta que 13% dos eleitores de Curitiba demonstram disposição em votar no candidato com mais chances de vencer – o chamado “voto útil”. Salvador é a região metropolitana que mais concentra eleitores dispostos a utilizar seu voto de maneira tática, seguida por Fortaleza e Recife. As informações são do Bem Paraná.
De acordo com dados do EGM, 23% dos eleitores da capital baiana adotam o voto útil; os índices em Fortaleza e Recife são 18% e 17% respectivamente. Já Porto Alegre é onde a ideia de voto útil tem menor concordância, com 11% de adesão entre os pesquisados. Atrás de Porto Alegre, estão Belo Horizonte (12%) e Curitiba.
Os dados fazem parte de levantamento do Estudo Geral de Meios (EGM), realizado pela Ipsos com 31.096 entrevistas presenciais com homens e mulheres acima de 18 anos em nove regiões metropolitanas entre julho de 2015 e junho deste ano.
As regiões monitoradas foram São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife e Fortaleza. A margem de erro é 0,56% para mais ou para menos.
Charge: mequetrefe
Deixe um comentário