O candidato do PMDB a prefeito de Curitiba, Rafael Greca, alerta a população quanto às complicações políticas decorrentes à escolha pelo voto nulo. “Voto nulo só anula o futuro”, ressaltou Greca.
Segundo ele, a opção do eleitor pelo voto nulo é bastante prejudicial à essência da democracia. “Quem abre mão do voto, abre mão da liberdade de escolha e do próprio direito político”, criticou.
Para o candidato, a opção por anular o voto acarreta uma série de repercussões negativas no processo eleitoral. Inicialmente, diz Greca, votar nulo ajuda apenas o primeiro colocado nas pesquisas.
Isso significa que essa opção é vantagem apenas para quem lidera as aferições eleitorais, relegando a possibilidade de ampliar o debate entre vários candidatos. “Com um grande número de brancos e nulos, as chances do primeiro colocado ser eleito logo no primeiro turno é muito maior”, explicou.
Isso acontece porque o pleito descarta os nulos e brancos como votos válidos e a porcentagem é feita apenas com os votos que escolheram apenas um dos candidatos.
Greca desmistificou ainda questões ditas favoráveis à opção pelo voto nulo. Segundo o candidato, uma das falácias é a de que se mais da metade da população anular o voto, a eleição é inválida e os candidatos ficam impedidos de concorrer. Um exemplo: se numa cidade de 1000 eleitores e 999 pessoas anularem o voto, este único cidadão que votou em alguém elege o candidato com 100% dos votos válidos.
Outro caso de ineficiência do voto nulo refere-se à ausência do eleitor no pleito. Numa breve análise, caso o cidadão falte à eleição, anule ou deixe em branco seu voto como protesto, não há resultado prático.
“É muito mais cômodo anular o voto quem não quer opinar e participar do processo político e eleitoral”, alerta Greca. E completou: “Existem maus candidatos porque existem maus eleitores. Sem voto, você perde a oportunidade e o direito de lutar pela própria comunidade”.
Confira fotos da agenda de Rafael Greca no facebook.com/RafaelGreca15
Confira vídeos da agenda de Rafael Greca no youtube.com/RafaelGreca15
– Se os votos brancos e nulos não são considerados votos válidos, o sistema faz o eleitor de palhaço. Você vota, mas não vale! O resultado das urnas não é respeitado! Então, retire-se do processo eleitoral as teclas dos votos brancos e nulos. Ninguém poderá se beneficiar de votos que não são válidos.
Dr. Rafael Greca de Macedo, os votos brancos e nulos poderão beneficiar alguém? V. Excia. com a palavra!
Quanto a isso, estou com o Grega. VAMOS ACORDAR CURITIBA!!!!!!!!
O desespero pode levar as pessoas a ações inacreditáveis, neste caso, contrariando ao direito do cidadão de pensar e decidir livremente, de manifestar a sua opinião ao votar nulo, libertariamente rejeitando o que os partidos políticos vem apresentando como candidatos a representantes do povo. Prefiro acreditar na força da mobilização popular onde o povo já conseguiu abolir a escravatura, mudou e ampliou leis trabalhistas que só escravizavam ao trabalhador, pois fim ao Regime Militar, retirou um Presidente da República e por último de tantos outros bons exemplos, fez com que a Ação Popular Ficha Limpa fosse transformada em lei e aplicada. Desta mesma forma é que o povo se unirá e exigirá que quaisquer eleições sejam anuladas e isto independe as leis existentes, pois tudo emana do povo e em seu deve ser exercido, jamais ao contrário, jamais algo encontrará razão de ser que não pelo próprio povo brasileiro. Atualmente, ainda em fase de crescimento, o Voto Nulo não permite que tantos péssimos candidatos sejam eleitos e que outros tantos comprovadamente usurpadores da Pátria permaneçam no poder, isto é vitória do povo brasileiro. Alguns, desesperados diante da possibilidade de perderem eleições, e isto pela grande quantidade de votos que são anulados, tentam denegrir o Voto Nulo, tentam manipular as consciências, afirmam que o Voto Nulo não muda nada, mas caem diante da verdade, serão anulados sim, e graças a liberdade do cidadão escolher e rejeitar aos mau intencionados. Acreditar no poder do Voto Nulo é acreditar no seu poder de cidadão. Vote nulo sempre que não confiar nos candidatos, é o seu direito livre de rejeitá-los, é a sua ordem ao sistema, pois você é o verdadeiro dono do Brasil, nada nem ninguém pode ir contrariamente a sua ordem!
Eu voto nulo e não é porquê não quero tomar partido e nem opinar.Voto nulo por falta de opção mesmo.Deixe de inventar conversa.