O vereador Dilto Vitorassi do Partido Verde (PV) de Foz do Iguaçu declarou, na última terça-feira (31), que seguirá a determinação do partido a respeito da reabertura da Estrada do Colono, que ligava o município de Serranópolis do Iguaçu e Capanema, na região sudoeste do Paraná.
O assunto retornou ao debate depois que uma comissão especial da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), aprovou o projeto de lei Nº 7.123/2010, de autoria do deputado Assis do Couto (PT), sobre a criação de estradas-parque em unidades de conservação. O projeto ainda está em tramitação e deverá ser discutido em plenário antes de ir para o Senado.
Retratação
Vitorassi havia se manifestado a favor da reabertura do antigo caminho, contrariando o estatuto do PV, que determina: “a defesa da Mata Atlântica, através de uma ação combinada com governos e estados e municípios e ONG’s, fiscalização e implantação efetiva de parques, reservas, estações ecológicas e outras unidades de conservação”.
Após ser avisado pelo vice-presidente da legenda, deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), de uma possível expulsão, caso não se retratasse, o vereador divulgou a seguinte nota:
“Sou comprometido com o estatuto do meu partido e, por isso, tenho que seguir as orientações do PV em qualquer votação de interesse de nossa legenda, mesmo que isso seja contra minhas convicções pessoais, como a questão da abertura de uma ‘Estrada Parque’ na antiga ‘Estrada do Colono’, hoje fechada. Jamais recebi qualquer orientação partidária sobre esse assunto e se receber seguirei a orientação do partido, se bem que o tema sequer tramita na Câmara Municipal onde legislo, pois é tema do Congresso Nacional”.
Plo que tomei conhecimento o Vereador não publicou nota alguma se retratando de nada e nem com ninguém, pois o mesmo nem tem conhecimento desta nota divulgada na imprensa, e tão pouco da possível expulsão dele do PV, pois o mesmo não foi informado nem plo deputado Rasca tão pouco plo presidente do PV da cidade de Foz do Iguaçu. Tbm vale ressaltar, que ele tem suas opiniões formadas e tem o direito de expô-las mesmo contrariando uns e outros, pois o que vale é a necessidade do povo que ele representa.
Bom dia. A nota em questão foi divulgada neste formado pelo site do deputado Rasca Rodrigues
A BEM DA VERDADE:
COISA FEIA – Apesar de dizer que não lê o que eu escrevo (acredite quem quiser), o blogueiro Hélio Eduardo Lucas, no estilo “Chupa Cabra”, copiou na íntegra para o blog dele a fala do vereador Dilto Vitorassi (PV) para este que ora vos escreve, caros Leitores, a qual foi aqui publicada. Claro que o Língua di Trapo fez isso sem dar os devidos crédito…
MAIS FEIO AINDA… – Ao usar o que escrevi da fala do vereador Vitorassi sobre a palhaçada feita aqui em Foz pelo vice-presidente estadual do PV paranaense, deputado Raskas Rodrigues, o Hélio Lucas qualificou o dito por Vitorassi como “retratação” da posição do edil iguaçuense quanto a ser pessoalmente favorável a reabertura, em forma de “Estrada Parque”, da “Estrada do Colono”.
A tendenciosa interpretação inverídica daquele blogueiro, que não parece comprometido com a verdade, com o que realmente declarou Vitorassi para o Nossa Voz (texto copiado na íntegra pelo Língua di Trapo). Convido os Leitores para lerem adiante o que disse Vitorassi para, assim, tirarem suas próprias conclusões a respeito do vereador ter mudado ou não sua posição pessoal quanto a reabertura da “Estrada do Colono”:
“Sou comprometido com o estatuto do meu partido e, por isso, tenho que seguir as orientações do PV em qualquer votação de interesse de nossa legenda, mesmo que isso seja contra minhas convicções pessoais, como a questão da abertura de uma ‘Estrada Parque’ na antiga ‘Estrada do Colono’, hoje fechada. Jamais recebi qualquer orientação partidária sobre esse assunto e se receber seguirei a orientação do partido, se bem que o tema sequer tramita na Câmara Municipal onde legislo, pois é tema do Congresso Nacional”
PORTANTO… – Em nenhum momento o vereador Dilto Vitorassi, ao ser questionado por esse blogueiro sobre as ameaças de expulsão do PV feitas contra ele pelo deputado Rskas Rodrigues, disse que estaria se retratando quanto a sua posição pessoal a favor da reabertura da “Estrada do Colono” e mais, ele deixou claro que não havia sequer tomado conhecimento do teor do que andou falando na imprensa de Foz o deputado.
Não há um comentário sequer de Vitorassi dizendo que o que declarou ao Nossa Voz seja uma retratação, até porque ele, pessoalmente (como deixa claro), é a favor da reabertura da citada estrada, o que não quer dizer que não votaria contra as determinações do Partido, caso isso fosse tema da Câmara de Vereadores de Foz, o que não é…