Arquivos

Categorias

Virada Cultural Paraná reúne mais de 300 mil pessoas

A primeira edição da Virada Cultural Paraná, da Secretaria Estadual da Cultura em parceria com Sesi e Instituto Curitiba de Arte e Cultura, levou música, dança, teatro, circo, artes plásticas e performances para mais de 200 mil pessoas em Campo Mourão, Cianorte, Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. As viradas contaram com o apoio das prefeituras.

Apenas em Curitiba, no Palco Conexões, montado na Boca Maldita, mais de 70 mil pessoas conferiram atrações como Cauby Peixoto e Ângela Maria, Dudu Nobre, Orquestra à Base de Sopro e Emílio Santiago, Orquestra Sinfônica do Paraná e Oswaldinho do Acordeon, Luis Felipe Leprevost, Nevilton entre outras. Além disso, atrações no Museu Oscar Niemeyer, Teatro Guaíra, Biblioteca Pública do Paraná, Centro Juvenil de Artes Plásticas e Auditório Brasílio Itiberê contribuíram para tornar a Virada Cultural Paraná um evento de grande diversidade artística.

Em Maringá, o Palco Conexões reuniu músicos como Sandra de Sá, Emílio Santiago e Orquestra à Base de Sopro, Bandas Hillbilly Rawhide e Terra Celta, Orquestra Paranaense de Viola Caipira e diversas outras. A cidade ainda contou com uma mostra de filmes durante a madrugada. Mais de 10 mil pessoas aproveitaram a Virada Cultural Paraná em Maringá.

As atrações que passaram por Foz do Iguaçu se dividiram em dois grandes palcos, além de atividades em outros sete locais da cidade. Aproximadamente sete mil pessoas conferiram os shows da Orquestra Sinfônica do Paraná e Viola Quebrada, Orquestra à Base de Cordas e Zeca Baleiro, Banda Mais Bonita da Cidade, entre outras.

Renato Teixeira, Big Time Orchestra, Brasileirão e Quarteto em Cy e a Orquestra Paranaense de Viola Caipira de Cascavel foram algumas das atrações em Campo Mourão. O Palco Conexões ainda contou com a participação de músicos locais, assim como grupos folclóricos, trupes de circo e um bloco carnavalesco. As atrações da Virada Cultural Paraná em Campo Mourão se estenderam para bibliotecas e museus.

Em Cianorte, o público conferiu as apresentações de Renato Teixeira, Banda Sabonetes, Brasileirão e Quarteto em Cy, Bateria da Ira do Leão, Grupo Por Acaso e Banda W/Lótus. Ainda foi possível participar das atividades da Virada Cultural Paraná na Praça 26 de Julho, onde foram realizadas leituras de poemas e contos, feira de artesanato, exposições e apresentações de dança, teatro e circo.