Vila C volta a receber Câmara Itinerante nesta quarta-feira
Reunião será realizada na Escola Arnaldo Isidoro de Lima com o propósito de aproximar vereadores da população
Com quase 35 mil habitantes distribuídos em 33 bairros, a região da Vila C recebe, às 19h desta quarta-feira, 26, a 6ª edição da Câmara Itinerante. O perfil socioeconômico da população é de basicamente ex-trabalhadores da construção civil da Itaipu e de trabalhadores do comércio informal do Paraguai.
Sendo uma região de grande movimentação de carros devido às Escolas e Universidades, que totalizam mais de 13 mil estudantes, a principal reivindicação dos cidadãos no ano passado foi quanto aos buracos e falta de sinalização nas ruas. Outra preocupação dos moradores foi com a saúde do local. Para atender o grande número da população, existem apenas três Unidades Básicas de Saúde.
Com o propósito de ouvir as sugestões da população e se aproximar dela, os vereadores voltam à Vila C na Escola Municipal Arnaldo Isidoro de Lima, localizada na Rua D, s/n.
Nas edições anteriores da Câmara Itinerante, realizadas no Parque Ouro Verde, Vila A, Jardim São Paulo, Campos do Iguaçu e na região do Sol de Maio, os moradores reivindicaram melhorias para os respectivos bairros, como iluminação, maior participação dos vereadores, pavimentação e trânsito.
Sobre a Câmara Itinerante
A Câmara Itinerante tem como objetivo aproximar os vereadores da população, ouvindo as reivindicações, necessidades, denúncias e sugestões feitas por ela na Tribuna. Foz do Iguaçu é pioneira nesse Programa, que, segundo o Presidente da Casa, Carlos Juliano Budel, já ganhou repercussão nacional.
Instituída através de Resolução Legislativa, a Câmara Itinerante promoveu cerca de 30 reuniões em diferentes bairros da cidade e Universidades. Para promover uma reunião, é preciso tomar diversas providências, como agendar o local com antecedência, fazer a divulgação no bairro por meio de convites, panfletos e som volante, além de reuniões preparatórias e palestras motivadoras para alunos, professores e demais funcionários nas escolas instaladas em cada região. E pouco antes da abertura do encontro, é feita uma lista dos presentes e são feitas as inscrições daqueles que desejam usar a palavra.
Toda edição da Câmara Itinerante é gravada em áudio e vídeo e redigida em ata. Os pedidos são avaliados e encaminhados às autoridades competentes por forma de ofício, requerimento, indicação e, em muitas vezes, Projetos de Lei.
Deixe um comentário