Arquivos

Categorias

Vereadores votam neste domingo (5) fundação para gerir hospital de Foz

vereadores foz

Os vereadores ser reúnem na manhã deste domingo (5) para votar projeto de lei do prefeito Reni Pereira que cria a Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu. O novo órgão terá condições legais de gerir o Hospital Municipal, cujo contrato de gestão com a atual OS Pró-Saúde, termina em menos de 40 dias.

A votação do projeto foi definida na manhã deste sábado (4), em sessão extraordinária. O presidente Zé Carlos abriu a sessão informando que o PL sobre a criação da Fundação entrou como extra pauta.

A 1ª secretária Anice Gazzaoui fez a leitura dos pareceres das Comissões de Legislação, Justiça e Redação e Educação, Cultura, Esporte, Saúde Assistência Social e Defesa do Cidadão. Segundo o relato, ambas deram parecer favorável à instalação da Fundação de Saúde no município.

Diante da afirmativa, o presidente Zé Carlos encerrou os trabalhos chamando para a sessão extraordinária, que será realizada neste domingo (5), às 9 horas, a fim de dar prosseguimento ao trâmite do Projeto de Lei.

O tema tem sido destaque nos últimos meses na cidade, uma vez que expirou o contrato com a OS (Organização Social) Pró-Saúde que administra o Hospital Municipal e, no contra-ponto, o Ministério Público contesta esse tipo de gestão.

Desde o início da construção do Hospital Municipal, em 2006, a Prefeitura Municipal busca um modelo de gestão definitivo para o gerenciamento da unidade hospitalar.

Diante do quadro atual, os vereadores realizaram Audiência Pública para dar rumo e apontar o melhor modelo de gestão. Algumas propostas de gestão para o Hospital Municipal Padre Germano Lauck foram apontadas: a criação de uma Fundação Pública Municipal; a Regionalização e Gestão municipal por meio de contratação (concurso), descartada porque infringiria a Lei de Responsabilidade Fiscal. A melhor alternativa e a mais viável neste momento foi a de instituir a Fundação de Saúde.
Segundo o texto da Lei, a Fundação Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu terá a finalidade de prestar serviços de saúde dentro da complexidade de assistência hospitalar a que estiver habilitada, mediante a fixação de metas de desempenho.