Arquivos

Categorias

Vereadores de Foz do Iguaçu vetam aumento dos próprios salários

Os vereadores de Foz do Iguaçu rejeitaram, por unanimidade, projeto de lei que estabelecia o aumento de 2,06% dos próprios salários. Se fosse aprovado, o reajuste levaria o pagamento dos vereadores dos atuais R$ 9.082,13 para R$ 9.269,85. Outro projeto que previa o mesmo porcentual aos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e do procurador geral do município foi igualmente reprovado pelo plenário. Com Cristina Seciuk na Gazeta do Povo.

A derrubada das propostas se deu após consenso entre os vereadores de que o momento econômico não comporta reajustes, apesar de haver previsão legal para a recomposição. “Não é momento para aumento, é momento para redução de gastos e todo recurso economizado pode ir para a saúde, educação, entre outras áreas prioritárias”, disse o vereador Marcelinho Moura (Podemos).

Na cidade, os salários dos parlamentares e gestores públicos não têm aumento há quatro anos, com perdas acumuladas de 28,25%, de acordo com cálculo feito pela Câmara Municipal. Os projetos de lei foram redigidos pela Comissão de Economia, Finanças e Orçamento da Casa por causa do entendimento de que fazê-lo é obrigação do colegiado. Mesmo assim, seus integrantes deliberaram previamente por votar contrariamente às matérias.