Por Garon Piceli, no ClickFozdoIguacu.com.br:
Você se lembra em que vereador votou na última eleição? Se sim, sabe quais e quantos foram os projetos apontados por ele, ou qual é a posição deste vereador a respeito de temas relevantes no cotidiano urbano de Foz do Iguaçu?
A política é um assunto que o cidadão precisa estar atento. Não só se posicionar na esquerda ou direita, cada um deve fiscalizar a ação do Executivo e do Legislativo.
O Portal de Notícias Clickfoz quer aumentar a relação do Legislativo local com a comunidade iguaçuense e para isso iniciará uma série de matérias na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.
Série – No dia 17 de maio, enviamos para o gabinete de todos os 15 vereadores um questionário com 5 perguntas. O objetivo é divulgá-las na integra entre os dias 1º e 21 de junho.
O documento contém a explanação do projeto, as questões e a data de publicação de cada resposta. As perguntas foram elaboradas para contribuir com o espaço democrático da cidadania e oferecer à população iguaçuense um “balanço” do trabalho de cada vereador.
A ideia é que a partir da auto-análise do trabalho da gestão, a população iguaçuense poderá tirar suas próprias conclusões. Para levar ao conhecimento público quais foram as principais atividades desenvolvidas no plenário, por exemplo.
Veja as perguntas que foram enviadas aos vereadores:
1 – PROJETOS – Desde o inicio dos trabalhos em 2009, quantos projetos foram apresentados à plenária da Câmara? Quantos foram aprovados? Em seu ponto de vista quais foram os mais relevantes?
2 – RECURSOS – Costuma prestar conta do mandato à comunidade? Como isso é feito?
3 – BALANÇO – Durante o mandato de que forma Vossa Senhoria trabalhou para retribuir o voto de seus eleitores?
4 – FUTURO – Ao final do mandato pretende dar continuidade a carreira política? De que forma?
5 – CLASSIFICAÇÃO – De 5 a 10, sendo 5 pouco produtivo e 10 muito produtivo, dê uma nota para o seu mandato até este momento e explique o motivo da avaliação.
Tem vereador que não vai saber o que responder, porque nunca apresentou projeto de lei. aliás, será que eles sabem o que é um projeto?
Na verdade tem vereador que não vai saber responder porque é analfabeto de pai, mãe e parteira.
Outros porque não sabem nem o que estão fazendo na câmara, além de demagogia e proselitismo com o chapéu alheio.
Um deles não deverá responder nada, uma vez que é eleito pelos votos dos brasiguaios, conhece mais o lado de lá que o lado de cá.
Outra não deverá responder nada antes de fechar o balanço do lodjinha do Provopar com a sócia majoritária a Receita Federal do Brasil. Aliás, sociedade esta bastante espúria.
E os demais estão pouco se lixando para a opinião da patuléia desvairada.
Uma câmara pífia e medíocre que pensa que fazer política é doar cestas básicas, terno de camisa para time de futebol de várzea, churrascada e cervejada, tapinhas nas costas e mais babaquices ainda se fingir de religioso e filiar-se a uma igreja qualquer a fim de se locupletar.
A população iguaçuense precisa urgente avaliar seus candidatos ou então fique bico calado e sofra as consequências que se arrastam por décadas na cidade.
Vereadores que logo que são eleitos vão barganhar com o prefeito para garantir a família na ‘tetinha da prefa” tem sido uma constante em nossa cidade.
Infelizmente meu candidato não ganhou, era primeira vez e se eleito teria que rezar pela cartilha do partido do contrário seria expulso, mais não deu, alguém já falou “cada povo tem o governo que merece”.
Reage Foz do Iguaçu.
Áh! Esqueci daquele outro vereador que não vai saber responder porque ou deverá estar na polícia se explicando pelo roubo de eletricidade da Copel ou fazendo um curso intensivo de “Como fazer um gato bem sucedido”.
vou deixar mais facil????senhores vereadores,quais são as funçoes basicas do vereador???
E não vale responder igual o OLI ,que diz que é “ver” a “dor”….
eles acham que se fizerem bastante indicações(algumas desnecessarias) ja estarão bem com o povo.Tem indicações que saem logo que alguem fica sabendo de uma obra que ja esta na agulha…afinal vereador não faz obras…então com o a indicação da pra “parecer que o tal tem a ver com o fato….
Muitas indicações são boas ,mas não podemos achar que vale tudo em nome da reeleição, que não deve passar de 30% dos atuais.