O vereador Professor Galdino (PSDB) solicitou à Prefeitura de Curitiba a suspensão da gestão do Instituto Pró-cidadania de Curitiba (IPCC) nos projetos relacionados à catadores de recicláveis no município, em respeito à Lei 12.305/10.
O pedido foi realizado após denúncias do movimento popular CEFURIA que afirmam que os caminhões de coleta de material reciclável da prefeitura são levados para uma Usina de Triagem que vende o material para depósitos irregulares, sem CNPJ, alvará ou licença ambiental. Para a realização das atividades, essa usina que não tem trabalho de catadores, utiliza-se de mão de obra infantil e do trabalho de adultos e idosos sem aplicação dos direitos trabalhistas.
Para a organização, a ONG está praticando uma gestão exploradora da força de trabalho dos catadores, supostamente, para financiar programas de assistência social.
“Essa é um denúncia muito grave. Pedi diversas informações sobre esse assunto para que possamos analisar e fiscalizar esse tipo de ação do Executivo. Não vou poupar esforços para que essa situação seja esclarecida”, disse Galdino.
Got a Questions?
Find us on Socials or Contact us and we’ll get back to you as soon as possible.