Arquivos

Categorias

Verdade inconveniente de Dilma

A presidenta Dilma é mulher de palavra ou de uma palavra. Neste domingo, ao desembarcar na Alemanha, ela promete reafirmar a retórica de que os países desenvolvidos provocaram um “tsunami” de dólares, prejudicando países emergentes como o Brasil.

Segundo o assessor da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, Dilma vai adotar o tom crítico no encontro com a chanceler alemã Angela Merkel.

“O discurso da presidente foi um desagrado do Brasil em relação à forma como a Europa, os Estados Unidos e o Japão estão agindo diante da crise. Sem duvida nenhuma vai reiterar [à chanceler].”

Segundo Marco Aurélio, Dilma já vinha adotando um tom mais duro para criticar as ações do mercado internacional. O governo brasileiro, de acordo com o assessor, quer detalhes de como as ações vêm se desenrolando para não trazer prejuízos à economia do país.

“Ontem, evidentemente, com este mega empréstimo feito pelos bancos, nós queremos saber o seguinte: qual é o destino deste dinheiro? Se ele vai ser utilizado para desenvolvimento da zona europeia ou ele vai ser entregue aos bancos e os bancos vão fazer o que tem feito até então, que é jogando este dinheiro na especulação, ou mandar para países como o Brasil ou outros países emergentes”, afirmou.

Na opinião de Marco Aurélio, as ações dos países ricos podem “criar uma pressão absurda” sobre as moedas dos países em desenvolvimento, retirando a sua competitividade no cenário internacional.

“Queremos que a economia europeia também se recupere, mas evidentemente ela não irá se recuperar se essa enxurrada de dinheiro que foi passada a dezenas de bancos na Europa for usada exclusivamente para fins especulativos.”

A verdade é assim. É dura, dói, mas necessária.