Arquivos

Categorias

Veja as mudanças proposta pelo governo

1 – Salários dos professores: não muda nada. Os professores continuam ganhando o mesmo salário de hoje. Os adicionais por tempo de serviço (anuênios e quinquênios) já incorporados também continuam valendo. Daqui pra frente não haverá a incorporação de novos adicionais, já que o tempo de serviço é um dos critérios para as promoções e progressões previstas no plano de carreira do magistério. O fim de novos adicionais vale também para as demais categorias dos servidores. Os policiais civis, militares e da criminalística, os procuradores do Estado e os servidores da Adapar e da Emater já não recebiam esse tipo de benefício.

2 – Plano de carreira dos professores: níveis de menor vencimento do quadro do magistério em extinção (professores sem formação superior) serão suprimidos. O Quadro Próprio do Magistério (professores com curso superior) não será afetado.

3 – Previdência complementar: nada muda para os atuais servidores, que continuarão vinculados à Paraná Previdência. Os novos servidores, que forem contratados a partir de agora, terão seus benefícios de até R$ 4.663,75 pagos pela Paraná Previdência. Acima deste valor, poderão optar pela PREVCOM Paraná, a entidade de previdência complementar que está sendo criada. Na PREVCOM o servidor poderá contribuir com até 7,5% do seu salário. O Estado também contribuirá com a mesma parcela.

4 – Auxílio transporte: o pagamento do auxílio transporte para servidores que estejam em férias ou afastados do trabalho será suspenso.