Às 13h, o volume de água era de 4,5 milhões de litros por segundo. Causa são as chuvas que caíram durante a semana ao logo do Rio Iguaçu
do G1 PR
A vazão das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está três vezes acima da média normal na tarde deste sábado (24). Por volta das 13h, o volume era de 4,5 milhões de litros por segundo, quando o normal é de 1,5 milhão de l/s.
Segundo o Parque Nacional do Iguaçu, o volume de água acima da média é por causa das chuvas que caíram durante esta semana no percurso do Rio Iguaçu. Com mais água nos reservatórios, as cinco usinas instaladas ao logo do rio liberem o excedente.
O mesmo ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, também em Foz do Iguaçu, que abriu o vertedouro na noite de sexta-feira (16) por causa das cheias nos rios Ivaí, Piquiri e Tibagi, que alimentam o reservatório do lago de Itaipu.
As seis comportas abertas para liberar o excesso de água foram fechadas na noite de segunda-feira (19). No domingo (18), a vazão chegou a 4,5 milhões de litros de água por segundo, uma quantidade equivalente a três Cataratas do Iguaçu.
Deixe um comentário